VIDA CLIMATIZADA

VIDA CLIMATIZADA
 
Paulo Zifum
 
Essa vida é engraçada, mas comigo não tem graça nenhuma
Desde de que deixei mamãe no colo escuro
Liquido, climatizado e muito seguro
Nunca mais respirei um ar tão puro
 
Depois que nasci meu irmão mandou me devolver
O frio de inveja em seus olhos eu até podia ver
Mamãe, de noites acordada
Não parecia mais uma flor
Seu pensamento me esquentava
Abaixo de sua  linha do equador.
 
 
Meu pai logo que cresci me fez perceber
Que o clima das relações humanas iam me fazer sofrer.
Que nada pode ser controlado
Nada pode ser climatizado
Se fizer certo, alguém põe defeito
Se fizer excelente, exigem que vá além do feito
Sempre dá pra ser melhor e nunca pode acomodar
Essa pressão parece um inferno
Ninguém pode descansar
 
Quero voltar mamãe,  a meu líquido amniótico
Me deixa voltar mamãe, ao estado simbiótico
Não quero negociar esse amor de palha
E passar a vida assoprando e tremendo
Quero uma vida equilibrada
Daquela outrora climatizada
 
Mas, mamãe riu, e foi somente
Sempre segura em sua semente
Que eu seria bem resistente
Uma árvore grande e atraente
 
Meu pai, pra mim não deu moleza
Sovou-me muito, e com dureza
Quando eu plantinha e mulherzinha
Papai deu-me um tratamento
Firmou-me homem no sofrimento
Numa cultura que feminiza com ósculo
Salvei-me inteiro e másculo
 
Hoje sou tronco e folha indulgente
Eu climatizo a  muita gente
E aprendi sob o sol e a geada
Com a fé cristã que me foi outorgada
E com meu sofrer, vida destemperada
Posso aos oprimidos dar boa pousada
Em nome de Deus e de Cristo
Vida climatizada
 
 
Deixe um comentário

