TRABALHO PRO BONO

pro_bono

Paulo Zifum

              Trabalho pro bono (para o bem do povo) é o trabalho voluntário feito por profissional. Muitos profissionais de alta competência doam seus serviços chegando a pagar apara realizar essa admirável ação. Minha amiga, por exemplo, trabalha pro Bono, dono de uma fábrica de sorvete, e pelo que ele paga, pode se dizer que ela trabalha de graça. Não ri, não! Tem gente que trabalha quase que de graça mesmo.
             Minha mãe nem sabe desse tal de pro bono, mas dedicou sua vida especializada para administrar o sistema jurídico, executivo, legislativo, previdenciário e até penitenciário da família. Com onze filhos, foi pro bono até altas horas. Totalmente de graça. Meu pai, nem se fala, pois vivia socorrendo todo mundo.
            Tem esposa que se irrita com o tal de trabalho pro bono de algumas amigas de trabalho do marido.
            -Amor, quebrei a perna no serviço e a Paula veio me trazer no hospital. Perece que terei de fazer uma cirurgia.
           -Quem é a Paula?
           Pois, é nem sempre o pro bono é bem visto pelo povo.  Mas, o que importa é a diferença que faz na vida do próximo esse socorro. Ajudar as pessoas é um reflexo da imagem de Deus no homem. Doar-se em favor de alguém sem cobrar nada é amor perene e algumas profissões são muito requisitadas. Por exemplo, profissionais da construção civil , podem realizar pro bono todo dia e o que não falta é cliente.
Sempre tem alguém precisando de instalar algo e não tem dinheiro para pagar um profissional. O problema que é todos querem pro bono. Todos, até os ricos. Os políticos então, acham que nós contribuintes somos um paraíso pro bono. 
          Tenho um amigo que corta meu cabelo de graça. Faz questão, faz festa quando chego no salão. Eu tenho dinheiro, mas quem disse que pro bono é só para pobre? O trabalho voluntário pode comunicar honra, gratidão. Nem tudo pode ser medido em vil metal.
          Qual foi a última vez que você prestou serviço voluntário dentro de sua especialidade?  Se você está há muito tempo sem um pro bono, corre o risco de se formatar num mundo materialista onde o mercado é pro male.
         Ofereça, doe sua mão de obra ou apenas seu tempo precioso para ajudar pessoas!
Anúncios

Um comentário sobre “TRABALHO PRO BONO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s