TRISSOMIA 21

DOWN
Paulo Zifum
  
               A Sindrome de Down leva o nome do médico inglês John Langdon Down, que a descreveu em 1866. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da síndrome era genética. A síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas. É uma síndrome que atinge todas as etnias. Em uma célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21.  As pessoas com essa síndrome são ingênuas e, consequentemente mais dependentes. Eles sempre precisarão de cuidado, embora alcancem certa autonomia. 
              Mas o que chama atenção é que, com um cromossomo a mais os portadores dessa síndrome tem o comportamento caracterizado pela docilidade, alegria e um espírito cooperativo. Parecem protegidos do grau de malícia e maldade que impera sobre os que tem um cromossomo a menos. Não que o portador da síndrome seja imune ao ambiente social ruim, mas é certo que, se crescer num meio onde há respeito, reproduzirá o que aprendeu. 
              Existem muitas pessoas parecidas com portadores da síndrome de Down. Esses e mais aquelas tornam o mundo melhor. Sorriem no ambiente de trabalho, servem sem segundas intenções, cooperam com as convenções, olham sem arrogância para o próximo e são capazes de abraçar sem cobrar altos índices de acerto. Nesse caso, ser “down” não é ficar “pra baixo”, mas ter um espírito “pra cima”. 
              Comparado a um portador dessa síndrome, como você descreveria seu comportamento?
               
              
          
              

 

Anúncios

Um comentário sobre “TRISSOMIA 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s