O QUE É PARCIMÔNIA

BLOG

Paulo Zifum

Parcimônia  é um conceito de frugalidade, economia ou precaução ao chegar a uma hipótese ou curso de ação. Seu significado pode ser traduzido por “menos é melhor”. Trata-se de um princípio geral que tem aplicações desde a ciência até a filosofia e em todos os campos relacionados a elas. (Wikipédia)

Nada contra o lazer e os pequenos excessos. A vida não pode ser justificada pela objetividade e produção sem trégua. Precisamos jogar conversa fora e gastar tempo com bobagens para arejar. O problema é quando uma pessoa só faz bobagem e a vida escapa desperdiçada.  Não há dúvida de que precisamos mais de regras que de exceções.

Parcimônia. Não posso explicar muito, mas você pode imaginar e aplicar essa ideia em sua vida. Pode não sobrar dinheiro, mas é possível realizar muito mais ou, no mínimo, viver de modo eficaz. A maioria parece que não gasta muito, mas gasta mal seus recursos, palavras e tempo. Jesus aplicava a parcimônia em discursos, respostas, planejamento do tempo e na escolha de relacionamentos. E nós? Somos pródigos! Razão do porquê os fóruns intelectuais ao redor do mundo precisam puxar os cabelos para salvar a humanidade de seu comportamento desregrado.

Junte suas contas, some e faça uma avaliação dos gastos. Liste suas relações e verifique o propósito delas. Analise o que faz com seu tempo e note quantos livros conseguiu ler nos últimos meses. Aplique a parcimônia. É um convite para viver com propósito. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s