DESILUSÃO DE MARUJO

Texto de Jean Claude Moile

          Sou imediato há tanto tempo. Tantos anos que até enjoei. O balanço das atividades e a voragem dos relacionamentos não cansam um marujo. Mas, enjoei de algo que não é instável. Algo que foi constante em mim, a saber: o ideal. Por anos o mantive, debruçado em mapas, tentando pelos instrumentos de bordo, o sonho de levar o Navio até o porto ideal. Lá, dizia eu, a tripulação será consagrada e, por fim, terá vida integral e plena de significado. Lá, eu serei, recompensado, ainda nessa viagem, por meus esforços de viver sem sair do navio. Muitos subiram e desceram nos portos onde passei. E por momentos quase com todos naufraguei, mas consegui alento e forças para navegar um pouco mais. Porém, agora, embora o mar esteja calmo, as provisões estão escassas. Estou com um grupo de marujos não muito animados, Eu não vejo aquele porto. Não quero mais olhar os mapas. Não quero mais falar com empolgação sobre nossa viagem. Ó Senhor! Perdoa-me por ser tão tolo. Perdoa-me por achar que era o imediato desse fim. Entrego minha tarefa nesse Navio, no meio da viagem. Sei que entende minha frustração. Sei que não foi em vão. Mas, não poderia ser melhor? Parar num porto e abastecer e ver o Navio se encher, de marujos novos e sonhadores? Aqui, no meio do mar, tenho vontade de pular. Entretanto, aceito o que provês a mim. Espero que encoste outro navio e me leve a sonhar de novo. Não queria um resgate e sim uma promoção. Mas, que seja assim Capitão! Devo ter prazer nessa humilhação? Perdoa-me a falta do saber. Falo do que não sei, do que ainda não se deu. Tenho pressa, tenho enjoo, tenho náusea. Tenha paciência comigo Senhor! Ainda lhe serei servo animado e útil. Agora, deixe-me um pouco no porão. Obrigado.

O texto acima foi extraído do livro Mudanças sem Caminhão

Deixe um comentário

