A PRIMEIRA ROUPA

Paulo Zifum

Como surgiu a roupa? Genesis 3 conta-nos a origem do senso de nudez. Alguns podem achar a história de Genesis um folclore sobre as origens, mas, se pesquisar verá que não há nada que supere o relato bíblico. No princípio do mundo não havia alterações na temperatura do ambiente. Tudo era bom, ou seja, sem frio, sem medo ou vergonha alguma. Isso até o pecado ser cometido. Depois da queda, a primeira roupa conta nossa história e explica muita coisa.

Quando ficar nu tornou-se insuportável para Adão e Eva, eles se esconderam. Expostos: essa é a condição humana. Cobrir-se com o que? Eles não sabiam. Esconder-se de Deus não podiam. Então, o Criador resolve dar fim nesse desconforto. Ele decide fazer uma roupa para Adão e Eva. Essa ideia foi dele. A ideia primária de Adão foi esconder-se, mas a de Deus foi vestir e cobrir a vergonha de suas criaturas fracassadas. A roupa mostra o Senhor disposto a seguir o processo de tratar o pecado sem remover suas consequências. Minimizar o sofrimento sem tirar a disciplina. Agostinho disse que o pecado torna-se a punição do pecado. A vergonha já os punia. A roupa era uma misericórdia. Era um modo de mostrar que, embora estivesse triste com o pecado, não estava insensível ao vexame que o casal estava sentindo. Deus não sente prazer no desconcerto humano. A roupa não foi ideia humana, pensada para resolver o problema da vergonha (hoje usada como instrumento de vaidade). A ideia original foi proteger, cobrir o que estava exposto. O amor de Deus revela-se num detalhe. O material da primeira roupa foi feito da costura da pele animal (supomos um cordeiro) que Deus sacrificou para esse fim. E qual a foi a finalidade? Estilo? Vaidade? Não! Foi provisão, amor e cuidado divino, “porquanto o amor cobre uma multidão de pecados” (1Pedro4.8). O que houve no Éden anunciava que um dia, o Pai iria sacrificar seu Filho, não apenas para cobrir a vergonha humana, mas para tira-la de uma vez e restaurar todas coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s