O QUE DEUS QUER OUVIR

Paulo Zifum

O publicano, porém, estando a alguma distância, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim pecador” Lc.18.13

Se eu fosse Deus, com todo o conhecimento que Ele tem, seria muito difícil me cultuar. Eu interromperia o culto o tempo todo. –Não canta isso não! -Ei, você. Pare de repetir esse mantra! -Não é bem isso que você está sentindo agora? É? -Porque você não fala sobre sua infelicidade? -Se é para vir com essa má vontade, por que não ficou em casa? Ei? Eu não disse isso não! Pára! Eu não pedi nada assim! -Não quero esse dinheiro sofrido, pega de volta! –Você não vai pedir perdão pelo que fez? Só vai entrar e ficar com essa cara de anjo? Eu não suportaria a falsidade e a enrolação. Seria muito difícil. Acho que ninguém voltaria no próximo domingo.

Mas, ainda bem que Deus não é assim. Embora fique realmente irritado com o culto hipócrita (Caim em Gn.4; Saul em 1Sm17 e o clássico em Is.19.23), parece que Ele se ocupa mais em cuidar dos quebrantados e dos espíritos angustiados. Deus passa o culto inteiro em comunhão com seus filhos pródigos que voltaram e com os de coração agradecido. Segundo Gn.4 e Lc.15, só depois que o culto acaba é que procura um Caim e um Filho mais velho para tratar a atitude descontente deles. O amor e a paciência dele é sem fim. Mas, seu interesse no culto, não está nos que entram no “piloto automático” da liturgia e repetições, e sim naqueles que, com sinceridade, derramam o coração como crianças. Deus alivia os que falam o que Ele quer ouvir, que tratam o que Ele quer tratar. Deus quer curar nosso coração frustrado e cheio de medo, mas se nossa ida ao culto é uma busca cega por felicidade e segurança, o caminho estará bloqueado.

Os cristãos de quase dois milênios concordam que o domingo é um dos encontros com Deus mais especiais da semana. Às vezes podemos reunir dois ou três em nome de Jesus, mas no domingo, reunimos 50, 100, 300, 1000 para buscar o Senhor. E ele prometeu estar ali para atender a concordância e a adoração, para ali ordenar a benção segundo o Salmo 133. Mas, o culto coletivo depende do culto racional individual. Quanto mais indivíduos forem sinceros e humildes, mais Deus se revelará nesse culto. O Espírito Santo pode acender com as confissões certas ou apagar com a falta de honestidade. Não deixe que sua ida ao culto piore sua vida (1Co.11.17). Vá e fale o que Ele quer ouvir. Com certeza, será muito proveitoso!

2 comentários sobre “O QUE DEUS QUER OUVIR

  1. Paz, irmão. Os crentes de hoje, eu também, tem uma visão um pouquinho distorcida do culto público, e temos(devemos) sempre buscar fazer segundo a palavra, entender nas entrelinhas o que Deus fez e o que está fazendo por nós, e sermos gratos de coração, e no culto podermos expressar esta gratidão sincera.

  2. Paz meu irmão, eu crente, eu tão inocente ás vezes me esqueço que sou totalmente dependente .obrigada por essas palavras.

Deixe um comentário

