ABSALÃO ME FEZ CHORAR

Paulo Zifum

Quando Davi chorou a morte de seu filho Absalão, um abismo se abriu. O rei havia ordenado: “por amor a mim, tratem bem o jovem Absalão” (2Sm.18.5). Pediu em voz alta diante de todo o exército. Mas sua ordem não foi obedecida. Pressentia que a profecia de Natã se cumpriria e que, mais uma vez a dor viria pela carne dos filhos. Quem pode sentir a angústia de Davi? Os pais que fracassaram na educação de seus filhos encontram nesse drama da Bíblia, a companhia ideal para chorar. Quando chega a notícia ruim do filho rebelde, Davi sente a punição de modo inexplicável. O autor do livro de Samuel sabia que nada poderia ser explicado. A morte física de um filho é seguida pela morte emocional de um pai culpado. Davi exclama: “Quem me dera ter morrido em seu lugar” (2Sm.18.38). Ninguém daquele exército cheio de ódio poderia compreender aquele pai que não via seu filho como inimigo. Carne de sua carne, Absalão era para Davi a versão de seus pecados. Era o filho que lembrava sua saída do Éden, que o fez reviver Caim e agora o fazia descer num Sheol de dor. Alí, no campo de batalha, soldados festejavam a vitória. Mas, os homens comuns jamais poderão ver o que os poetas sofrem. “Naquele dia, o exército ficou em silêncio na cidade, como fazem os que fogem humilhados da batalha.
O rei, com o rosto coberto, gritava: “Ah, meu filho Absalão! Ah, Absalão, meu filho, meu filho! ” (2Sm.19.3-4). Quem pode entender a vergonha de mães e pais em visitas nas portas de cadeias? Quem pode absorver o sentimento de ouvir um filho se dizer homossexual? Quem pode compadecer-se de um pai que livra a esposa da faca do filho drogado? Quem capta a desordem de um desgosto de filha? Quem é capaz de sentir com o pai a falta de seu filho pródigo?

Todos os pais precisam ouvir o lamento de Davi. Todos os filhos tem um Absalão dentro de si. A Bíblia ensina tanto a solidariedade da raça quanto o alerta para os possíveis desfechos da história familiar. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Coral cantando When David Heard

4 comentários sobre “ABSALÃO ME FEZ CHORAR

  1. Aí, me deu até um frio na barriga. Deus me livre de um filho Absalão e de ser uma mãe Davi. Que dor, não tenho filho, mas por essas e por outras realidades que não consigo compreender o descaso dos pais na educação de seus filhos. Será q não imaginam essa dor, eu imagino e desde já clamo a Deus por misericórdia.

  2. Nossa, todos os dias peço a Deus que tome meus filhos para si, que me dê o coração deles… Peço ao Pai que me dê sabedoria para guia-los amando e temendo o Senhor.
    Pai os filhos são do Senhor. ..

Deixe um comentário

