SCHAEFFER DISSE -parte 2

Paulo Zifum

Schaeffer levanta em seu livro Como Viveremos a questão de determinados tipos de submissão que reduzem o ser humano a um estado irracional. Todos nos submetemos a coisas rasteiras nesse mundo. O intelectual mais douto até o homem de temperamento mais rude e indomável pode decidir submeter-se a condições insanas. E quanto mais longe de Deus uma pessoa se encontra,  entregará com mais facilidade sua liberdade por causa do teor de nossos valores.

Os filmes de heróis americanos disseminam a ideia de que a humanidade corre perigo e que a paz e a prosperidade precisam ser preservadas por uma elite, seja um herói ou um setor especializado do governo. Esse apelo pressiona as pessoas a estarem predispostas a entregar sua liberdade em troca de paz pessoal. A paz que uma elite defende, segundo os anais da História, pode estar má intencionada em sua origem ou em seu curso. As coisas podem começar bem como o sonho da Republica de Platão, mas, alienada de Deus, termina em manipulação e corrupção. E a busca por paz a todo custo levará a todos nós a um reducionismo.

O cristão corre o risco de ser arrastado pela rede social e estar vivendo uma “vida horrivelmente secular” como disse Henry Nowen. E o resultado dos cristãos serem sequestrados nessa cosmovisão é a ausência da beleza e vida abundante prometida por Jesus. O apóstolo Paulo sempre alertou da possibilidade dos cristãos caírem num estilo de vida pagão. Em outras eras a Igreja negligenciou a obra missionária, perdendo seu tom de urgência e prioridade, e Nowen nos alerta que “conspiramos com o mundo escuro”.

O que você acha?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s