ONDE ESTÁ DEUS NOS ACIDENTES DE CARRO?

Estrada com carro só

Paulo Zifum

Morremos todos os dias em acidentes de carro. Morrem filhos, pais, casais, irmãos, artistas, líderes, pastores e missionários. A Igreja tem muitas baixas nas estradas do país. E alguns perguntam: e os textos bíblicos sobre a proteção divina? E os anjos com o espetacular ministério de socorro? Por que Deus não nos livra dessas tragédias que desestabilizam famílias?

Quando a notícia da morte de um amigo chegou, eu fui removido para um mundo paralelo de negação. Li e reli o email e fui para a sala onde minha família ria de um filme. Não disse nada. Afirmava para mim que não tinha lido corretamente. Já tarde da noite, pedi para meu filho guardar o carro na garagem. Chovia e tudo estava estranho. Um barulho forte ecoou. Meu filho bateu o carro no portão. Ficamos ali olhando para o estrago material. Meu filho ensaiou ficar arrasado, mas não permiti. O ajudei a notar que havia uma outra maneira de reagir ao fato.

Chamei a família para ajoelhar e contei sobre a morte trágica de meu amigo. Ajoelhamos para conversar com Deus sobre o assunto. Eu fui deitar, mas não parava de pensar sobre a soberania de Deus e Sua permissão e propósitos quando subimos num carro. Refleti algumas coisas que aliviaram o nó da alma e fizeram meu batimento cardíaco acalmar.

Primeiro: Pessoas morrem em acidentes de trânsito porque subir num carro significa risco. A estrada tem variantes que um ser humano, mesmo prudente, não pode prever. Nossa raça se alcooliza. Motoristas dirigem sob condições de euforia ou estresse e essas condições podem fazer correr ou esquecer as regras de segurança. Muitos condutores não cuidam da manutenção do veículo. Estamos juntos como humanidade sofrendo os efeitos colaterais do progresso tecnológico e da negligencia.

Segundo: Não há razão para Deus sempre nos livrar do risco que decidimos correr. Os anjos são comissionados para nos fazer chegar a destinos, principalmente quando decidimos ir de carro. Nunca saberemos quantas vezes “morremos” no trânsito. Parece que a vida em velocidade é uma das que mais precisa de anjos. Só não morremos quando Deus nos livra. No dia de nossa morte, parece que expira nosso sistema de livramento e podemos, como qualquer humano, ir de encontro com algo súbito e trágico. As promessas bíblicas de livramento* não servem para o dia determinado. Os anjos não podem impedir os finais da vida humana, salvo se Deus fizer como fez com Ezequias (Isaías 38).

Terceiro: A desestabilização que os acidentes causam na vida de cônjuges, filhos, famílias e ministérios cria oportunidade do ser humano dar a Deus o lugar que só ele pode ter. Nesses momentos, por mais que seja terrível reconhecer, muitos de nós não conseguem calar as vozes revoltosas da alma que gritam a Deus: Você não é suficiente! Você é culpado por isso! Quando perdermos alguém por um acidente repentino e trágico, podemos cair num buraco existencial, entretanto, é possível escapar desse cadafalso. Como? Deixando, simplesmente, que Deus nos carregue em seu colo. Ele nos ama e aqueles que o buscam jamais são abandonados. Isso não foi fácil para Jó na proporção que sofreu. Ele ficou abalado e aturdido, mas, não se rebelou.

Deus me ama e não precisa provar seu amor com livramentos de acidentes. Ele já provou mandando seu Filho morrer de modo trágico pelo meu pecado, por nosso pecado que gerou toda a dor que existe nesse mundo.

Eu cri assim, e peço a Deus que me ajude lembrar dessa conclusão e ampare minha família nesse pensamento.

*O Salmo 121 é promessa de segurança. Deve ser lido para quem sai para a estrada. Confira: http://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/121

2 comentários sobre “ONDE ESTÁ DEUS NOS ACIDENTES DE CARRO?

Deixe um comentário

