ONDE ESTÁ DEUS NOS ACIDENTES DE CARRO?

Estrada com carro só

Paulo Zifum

Morremos todos os dias em acidentes de carro. Morrem filhos, pais, casais, irmãos, pessoas famosas ou apenas amadas. Morrem homens religiosos e céticos, bons e maus, gente prudente e irresponsável.

E a morte súbita num acidente de carro gera perguntas religiosas: Onde está a tal proteção divina com seus anjos? Por que o Céu não nos livra dessas tragédias que desestabilizam a família?

Se você está lendo este texto é porque esse assunto te faz sofrer e necessita de resposta. E imagino que,  talvez esteja sentindo o mesmo que senti quando recebi a notícia da morte súbita de uma pessoa muito amada. Eu estava em casa vendo um filme quando chegou-me a notícia de que um carro capotou na pista do outro lado, atravessou o robusto canteiro central de 20 metros, invadiu a pista e atingiu o carro onde meu irmão estava. Ele não resistiu. O motorista que capotou teve pequenas fraturas.

Fiquei triste com Deus, pois Ele poderia desviar o maldito carro. Então, um conflito surgiu e passei a lutar com uma mágoa irracional que queria pegar carona em minha dor. Por que coisas ruins como essa nos acontece?

Subir num carro significa risco. A estrada tem variantes que um ser humano, mesmo prudente, não pode prever. Nossa raça se alcooliza. Motoristas dirigem sob condições de euforia ou estresse e essas condições podem fazer correr ou esquecer as regras de segurança. Muitos condutores não cuidam da manutenção do veículo. Estamos juntos como humanidade sofrendo os efeitos colaterais do progresso tecnológico e da negligência.

Sinto vontade de culpar a Deus, porque, no fundo, acho que Ele deveria sempre nos livrar do risco que decidimos correr e seus anjos comissionados deveriam sempre nos fazer chegar ao destino escolhido. Porém, esse pensamento não parece razoável.

Nunca saberemos quantas vezes “morremos” no trânsito. A vida em velocidade nos expõe e, só não morremos em todas as saídas porque há proteção divina. Mas, não passa por nossa cabeça a possibilidade de que nossa “cobertura de livramento” pode expirar a qualquer momento sem aviso? Estamos sujeitos a um fim súbito e trágico, seja num carro em movimento ou sentados no sofá em casa.

Entretanto…

Reconhecer a finitude e aceitar a responsabilidade de que viajar de carro é um risco, não muda a desorientação causada por um acidente de carro. Nossa vida fica desestabilizada com a perda de cônjuges, filhos, parentes e amigos.

Uma voz revoltosa dentro de nós grita: Onde está Deus?

O coração alquebrado precisa voltar-se para o Senhor, mesmo que seja para bater no peito dEle e reclamar a dor dessa vida sem sentido. E só quem viveu essa fraqueza pode entender quando a fé se abala.

Depois de chorar e brigar com o Céu, aquiesci. Deixei as perguntas e comecei a aceitar o abandono do sol. Entrei na noite escura e passei a repensar que minha visão sobre Deus está um pouco distorcida. Por que acharia que nenhum mal chegaria a mim? Lembrei de Jó e lamentei não ter frequentado a mesma escola teológica . Ele recebeu a notícia de que todos os seus filhos morreram no mesmo acidente, e embora abalado e aturdido, não se rebelou nem perdeu sua fé.

Fiz, então uma oração: “Senhor! A tristeza é maior que minha fé e não consigo compreender. Perdoe-me porque não vejo sentido em nada. Perdoe-me porque sinto mágoa. Não me deixe perder a fé em teu amor, embora sinta um corte de abandono. Se essa experiência vai me levar para mais perto de Ti, dá-me força para não desistir de crer. Enviaste teu amado filho Jesus para morrer de modo trágico pelos meus pecados. E são nossos pecados que geram toda a dor que existe nesse mundo. Isso não posso esquecer e não devo exigir que o Senhor dê a mim mais provas de amor com livramentos de acidentes. Ampare minha família e todos os que sofrem na dor dos acidentes de carro. Carregue-nos em teu colo. Amém.”

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “ONDE ESTÁ DEUS NOS ACIDENTES DE CARRO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s