EU SEREI O SEGUNDO

Paulo Zifum

Não tenha medo”, disse ele, “meu pai não porá as mãos em você. Você será rei de Israel, e eu lhe serei o segundo em comando. Até meu pai sabe disso.” 1Sm.23.17

Querer estar em primeiro lugar pode até ser saudável no esporte ou no ambiente da pesquisa científica, mas nos relacionamentos, o desejo de ser mais importante é sempre perigoso. O primeiro sujeito que não quis ser o segundo foi Lúcifer (Ezequiel 28:11-18). Esse negócio de querer o lugar do outro ou preocupar-se para manter o primeiro lugar, leva o ser humano a um expediente muito sinistro envolto de sugestões malignas (tudo isso para traduzir inveja e o medo). O diabo carrega o coração de quem deseja o palco, a coroa, o cargo, o posto, a glória, a riqueza, o poder. Eva foi a primeira a atender a propaganda “não fique em segundo lugar, seja o centro, seja o primeiro”. Depois da mulher, Adão não quis ficar pra trás. E agora, estamos todos nós seus filhos, aqui, nesse mundo, nos engalfinhando, passando mais tempo competindo que ajudando uns aos outros. O individualismo é dispendioso e gasta os recursos do planeta de modo irracional com casas, carros, tecnologias e festas numa exibição tola. O uso coletivo dos recursos e a consciência de que tudo é nosso, parece ausente na bolha de consumo que surgiu no Éden.

O texto mencionado acima trata do nobre discurso do príncipe Jonatas. A disposição de ser o segundo é a orientação espiritual do cristianismo. Jesus ensinou que não devemos procurar os primeiros lugares (Lc.14.10). Mas, podemos até ouvir o sermão, porém na hora de tascar o bife, fazemos como os discípulos que quase “se pegaram” na disputa de quem ficaria com os cargos mais altos do grupo (Lc.9.46). O pai de Jonatas, o rei Saul, se sentiu ameaçado por Davi e começou a perseguir o rapaz. Quando não aceitamos ser o segundo numa rede de relacionamentos, quando não aceitamos a tarefa de servir, mas queremos ser servidos, quando não suportamos o progresso do outro e achamos que o primeiro lugar é nosso, corremos risco. Saul deu lugar ao diabo. E é o Tinhoso  mesmo que fica perturbando o mundo para precipitar a todos no vazio que ele mesmo caiu.

Jonatas nos convida juntamente com João Batista a dizer com coragem: “Eu serei o segundo!”. E olha que, no nosso caso, ser o segundo, já é uma grande aspiração.

4 comentários sobre “EU SEREI O SEGUNDO

  1. É verdade. Eu sou feliz assim!
    Só gostaria de conseguir ser livre do capitalismo mesmo vivendo num mundo capitalista. Pra mim este tem sido um grande desafio que ainda não tive a menor chance. ( pelo menos fui sincero)

  2. Belo texto!Existe concessão pra quem quer ser o primeiro… Mc 10Edita e acrescenta o detalhe. Só ter disposição para ser o servo de todos 🙂

    Luiz Leite31 3481 852731 8389 3483 blog. Um dedo de prosa

    Date: Thu, 19 Mar 2015 11:57:53 +0000 To: ictus_33@hotmail.com

  3. Deus o abençoe meu irmão texto abençoador . Tem sido um desejo do meu coração e um desafio todos os dias.

Deixe um comentário

