TOMÉ SEM NOÇÃO

Paulo Zifum

Tomé é um personagem engraçado. Ele aparece algumas vezes na história, e todas as vezes se mostra muito esforçado. A narrativa do Evangelho João capítulo 11 ao falar sobre a morte de Lázaro, destaca a interação dos discípulos. Veja: Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”.Seus discípulos responderam: “Senhor, se ele dorme, vai melhorar”. Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente: “Lázaro morreu, e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele”. Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: “Vamos também para morrermos com ele” (Jo.11.11-16).

O comentário de Tomé é uma “pérola”. Talvez ele estivesse , se esforçando para ser espiritual, querendo demonstrar que tinha aprendido alguma coisa sobre as metáforas da morte coletiva da qual Jesus falava. O fato é que dois mil anos se passaram  e os cristãos continuam associando mal os grandes temas da vida. As pregações modernas minimizam ou maximizam a questão da morte. Ou suprimem totalmente o assunto num discurso tipo “se ele dorme vai melhorar“, ou forçam a Igreja num tipo de santificação sem noção gritando “vamos também para morrermos com ele“. E note que o “ele” não é o Cristo ou por Cristo, mas pela instituição, denominação, pelo projeto e coisas parecidas.

Eu não quero ser um cristão sem noção. Quando o Espírito me convidar para visitar a morte do outro, quero crer que Ele pode me usar para “acordá-lo” segundo Ef.2.1. Quero evitar os rompantes religiosos de sacrifício inútil. Não quero morrer por ideologias pseudo-cristãs, nem me deixar levar por motivações do menino de 1 Co.13. Ainda noto que a maioria dos cristãos tem pouca noção. Infelizmente, se Tomé fosse administrador do grupo “Sem Noção” no Whatsapp, eu pediria para me adicionar.

* Para entender o porquê da foto acima você precisa assistir o desenho Toy Story

Anúncios

Um comentário sobre “TOMÉ SEM NOÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s