TÔ APRENDENDO

*a escultura acima é do artista Matias Sierra

Paulo Zifum

Qual a primeira coisa que devemos aprender quando nascemos? Chorar! Bom para os pulmões e para outras coisas invisíveis. Depois, aprender a mamar, que é uma técnica milenar. Aí, logo em seguida, a malandragem da comunicação, onde o ser humano faz muita confusão.

Aprender. Passamos a vida precisando de…

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma

O texto acima está na Carta de Filipenses, escrito por entusiasta do ensino e aprendizagem. Paulo era um professor que queria aprender mais e mais, conhecer mais e mais a Cristo (Fp.3.7-16). Ele não tinha medo de dizer “sigam meu exemplo, sejam meus imitadores”. E afirma “ponham em prática tudo o que vocês aprenderam de mim” porque “eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”,  “tudo posso naquele me fortalece” (cap.4). Esse cara aprendeu mesmo!

Em nossa vida passamos por vários processos de aprendizado, bons e ruins. Aprendemos  a falar, a andar, ler e escrever, a cozinhar, a andar de bicicleta, a dirigir, a cantar e tocar um instrumento. Aprendemos a disfarçar e até mentir (e alguns foram longe nisso). Aprendemos a lidar com a esposa, marido. Aprendemos até a educar filhos adolescentes e a aprender com eles. Aprendemos a sentir raiva e também a deixar as coisas pra lá. A gente se forma, conclui cursos bons e diplomamos em virtudes.

Mas, também desaprendemos, o que é um trágico retrocesso. A gente desaprende sorrir, ajudar, cumprimentar, elogiar, esperar, repartir, respeitar, brincar e apaixonar. É como sofrer um acidente cardio-vascular e perder os movimentos.  Mas, com a ajuda de Deus, podemos reaprender na Fisioterapia da Alma de Mateus 11.28.

O cristão especificamente está matriculado na Escola de 1 Coríntios 13, cuja porta de entrada é uma Cruz, cuja matéria a ser aprendida é Jesus. Paulo gastou sua vida inteira para aprender e ensinar sobre Jesus, pois diz: “decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado” (1Co.2.2). Todo aprendizado tem um alvo, toda carreira tem uma meta e o cristão deseja “desenvolver sua salvação“, “conhecendo e prosseguindo em conhecer o Senhor“.

Eu tô aprendendo e reaprendendo!

Anúncios

4 comentários sobre “TÔ APRENDENDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s