DORMIR TARDE, TARDE DEMAIS

Sem título

Paulo Zifum

Inútil levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho...” Salmo 127.2 Versão Católica

Existem dias que não devemos nem dormir. Há tempo para tudo e o descanso não se encaixa em tempos de luta, de trabalho, de estudo, de conclusão e de espera à porta da resposta iminente. Mas, nem tudo é circunstância de uma mãe com o filho no hospital ou o preparo de evento único. A vida é pão com margarina e café ralo quando não se está em guerra.

O problema é quando o sítio da mente não acalma. Ficamos com os olhos rachados de ânsia quando tentamos concluir aquilo que a vida só irá completar em um século. O coração acelera durante a noite e nem em dia de folga o corpinho consegue dormir um pouco mais pela manhã. Nossa noção pequena do tempo diz: não há tempo a perder. E nos perdemos longe do Shabat de Deus.

Deus, que é uma pessoa tranqüila, diz que essa atividade toda é inútil. Acordar cedo demais, dormir tarde demais todos os dias é uma das formas de dizer que estamos sozinhos no mundo e que Deus não se importa.

Levantar cedo demais ou atrasar o descanso é um costume de gente trabalhadora. O Salmo 127 não é para preguiçosos. É um texto para workaholics*. Também se aplica a gente desorganizada que trabalha em excesso. É um aviso de Deus para formiguinhas que querem adiantar o inverno da vida toda num só verão.

Reduzir o repouso para comer um pão penoso não parece nada sabioso!

Deus me disse que pode me ajudar enquanto estou dormindo. Eu pedi perdão a Ele e prometi que irei dormir mais cedo e acordar no horário.

“…pois Ele o dá aos seus amados até durante o sono.” Salmo 127.2

*Trabalhador compulsivo ou Workaholic meio que um “trabalhólatra” (também, adicto ao trabalho, dependente do trabalho ou workaholic) designa uma pessoa viciada em trabalho.

Anúncios

Um comentário sobre “DORMIR TARDE, TARDE DEMAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s