LOIDE E EUNICE

EUNICE LOIDE

Paulo Zifum

Felizes os que nasceram de mulheres como Loide e Eunice (2Tm.1.5). Porque os filhos herdam os traços de personalidade dos pais, mas não podem herdar a fé. A fé não é transmitida automaticamente e nem pelo acidente do convívio.

Depois de educar os filhos, algumas  avós continuam a missão com os netos, criando uma escola de reforço. Eunice ensinava seu menino grego em casa e a vó completava contando as histórias da fé enquanto enchia o neto de bolinhos com azeite. O pai de Timoteo era pagão, mas não fazia oposição para a educação judaica. Mãe e filha investiram ensinando o menino sobre o Antigo Testamento. E, embora Timóteo não tenha recebido a marca da aliança no corpo (circuncisão do prepúcio), seu coração estava impingido do ensino, piedade e orações da avó e mãe.

Elas trabalhavam em equipe num trabalho reconhecido pelo apóstolo Paulo (2Tm.3.14-15). E qual trabalho? A educação infantil baseada nas Escrituras. Não uma educação feita de “colcha de retalhos” do pensamento humanista ou moralista, mas cheia de Bíblia, oração e fé. Timóteo foi criado num contexto grego e não tinha acesso à sinagoga, mas isso não impediu que o menino adquirisse uma cosmovisão judaica.

Hoje as mães e avós na fé não se limitam aos filhos biológicos. Elas estão nas igrejas, focadas no ensino de crianças. E muitos podem testemunhar que tiveram Loides e Eunices como guias espirituais.

Quando Timóteos surgem como padrão dos fiéis, no procedimento, na fé e na pureza, quando uma igreja tem uma geração de homens e mulheres de fé… pode procurar que Loide e Eunice estão em ação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s