O CRENTE LIGHT

Sem título

Paulo Zifum

O  crente “light” tem três características: é superficial, não tem convicções fundamentadas e tem apatia em seus compromissos.

“Leve”, não tem identidade definida como cristão, não estuda a Bíblia e não se entrega à missão juntamente com outros cristãos . Ele é “light” porque não se envolve para não se expôr. Quando o assunto requer um posicionamento, opta pela neutralidade. Confia que a pregação aos domingos seja suficiente e intercala com fins de semana em festas, passeios e descanso.

Seu conhecimento da Bíblia é um resumo de informações sempre favoráveis para sua vida material.  Essa superficialidade produz um espírito permissivo, que somado à tendência covarde de se preservar, cria um tipo de membro de igreja sem noção do preço do discipulado.

Hoje há muita procura de ministérios, pastores e membresia de bandeira “light”. Sem controvérsias, confrontos, exigências morais, onde a neutralidade é a forma de expressar “amor”, e esse, bastante “light”.

Se você conhece alguém assim e fica irritado com o modo como esse crente “desnatado” leva a vida, então, preste atenção:  Não fique irado porque você paga o preço por trabalhar e frequentar assiduamente a igreja. Você não faz nada mais que sua obrigação. Não deixe seu coração invejar o “irmão light”. Evite seguir pelo caminho do Irmão mais Velho da Parábola de Lucas 15.

Se você é um líder, previna-se do legalismo que mede as pessoas por seu mérito e desempenho. O ressentimento tem acabado com a alegria de muitos ministros.

O verdadeiro Cristianismo não é pesado de obrigações, mas o amor de Cristo nos constrange. Os “boletos de cobrança” do Sermão do Monte, das cartas de Paulo e da carta de Tiago foram emitidos em favor dos pobres e necessitados (com fome, sede, doentes e presas -Mt.25.35-45) e não para otimizar programas promocionais de igreja.

Cristo nunca foi “light” quanto ao teor do discipulado. E quando a “fiscalização de qualidade” do Reino chegar, Ele vai separar para si aqueles que não viveram de modo “light”, mas tomaram a Cruz, expuseram suas vidas e se deixaram gastar por causa do Evangelho*.

Oremos: “Senhor, não nos deixe cair na tentação de levar uma vida “light”. Livra-nos desse mal. Venha o teu Reino e seja feita a tua vontade. Amém”   

*TEXTO BÍBLICO: Ester vivia uma vida “ligth” no palácio. Seu tio Mordecai pede a ela uma ação em favor do povo. Ela hesita. Mordecai protesta e diz: “Deus usará outra pessoa”. A rainha, então, decide sair da zona de conforto e encarar uma aventura nada “light” (VEJA Livro de Ester capítulo 4: “Se eu tiver que morrer, morrerei“)

Anúncios

3 comentários sobre “O CRENTE LIGHT

  1. Muito bom pastor! Refiro-me ao seu texto porque o crente Ligth me deixa cansado e “no bife”. Com a Graça de Deus desejo ser um crente integral, ainda me sinto semidesnatado! Abraços meu amigo!

    Em Cristo Jesus… Marcos O. De Deus

    Date: Tue, 17 Nov 2015 02:55:27 +0000 To: marcos.dedeus@hotmail.com

  2. Esse texto tem coerência em cada palavra, e me entristeço em reconhecer esta realidade.
    Os crentes “ligth” que conheço, (e não são poucos) tem teor de integral, são convictos de suas vidas cristãs e criticam o evangelho da renúncia, e dizem dos que vivem assim como radicais, acreditam que podem viver uma vida confortável, sem renúncias, são miseráveis, que buscam por Jesus somente pelos prazeres da terra, confesso que isso me ira, Deus me ajude a exercer a misericórdia, pois as vezes me torno, mesmo, radicais com eles.
    Quem derá todos fossemos como os homens “dos quais a terra não foi digna” como diz Hebreus 11, aspirássemos mais por Lá, do que por cá.

    Abraços.

  3. Fala Paulo, muito boa sua mensagem. Recebi ela numa mensagem de um grupo de Whatsapp, ou seja, está viralizando hehehe.

    Apenas uma correção simples, para não perder os leitores de fala anglo-saxônica: é “Light”, não “Ligth”… 😉

    Abraço e sucesso, e chega de crente desnatado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s