VOCÊ É TRISTE?

mona

Paulo Zifum

A maioria das pessoas parece triste e fica feliz vez em quando. Há um flagra no ônibus, no metrô, nas salas de espera, nas filas. O olhar acabrunhado no silêncio dos intervalos mostra gente desligada que ainda não entrou em cena. Repentinamente podem rir, porque sorrir para a câmera do outro é um cuidado barato e eficaz.

Você se reconhece triste? Disfarça? Isso não é ruim. Até porque, alegria de verdade é pouca, ouro e rara.

Não sou pessimista, sou entusiasta, como no filme A Vida é Bela. Faço parte do grupo dos que entenderam a música Sorri de Djavan. Não como Paulinho da Viola Na Linha do Mar, porque nem sempre guardar a tristeza é saudável.

Não recrimino os pais que escondem o choro e pintam o arco-íris no pós-dilúvio do mundo. Protegem seus filhos de se decepcionarem tão cedo. Não reprovo infeliz nenhum que faz de conta para não deixar o mais fraco sentir-se culpado, seja um marido, esposa ou amigo.

Que sou triste não tenho dúvida, porque ouço Meu Mundo com Guilherme Arantes e acho bem adequado. Mas, um dia, eu serei feliz de um modo sem igual, porque acredito na promessa que Jesus Cristo fez: “Ele enxugará dos seus olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem choro, nem dor, nem tristeza, pois a primeira ordem já passou” (Ap.21.4).

Enquanto esse dia lindo não vem, vou seguindo as orientações da Sunamita: “Está tudo bem com você? Ela respondeu: Está tudo bem!” (2Rs.4.26). Pois o “espírito firme sustém o homem“(Pv.18.14), ainda que em secreto desabe como Paulo em 2Co.1.8.

mona

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “VOCÊ É TRISTE?

  1. Eu me faço sempre essa pergunta “será que sou mais feliz ou mais triste?” Observo as pessoas nos meus trajetos diários (que são muitos) e fico pensando qual a causa dos olhares vagos, e imagino o que elas pensam ao me observar. Nos meus momentos triste me lembro que só estou peregrinando em terra estranha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s