VOCÊ É TRISTE?

mona

Paulo Zifum

A maioria das pessoas parece triste e fica feliz vez em quando. Há um flagra no ônibus, no metrô, nas salas de espera, nas filas. O olhar acabrunhado no silêncio dos intervalos mostra gente desligada que ainda não entrou em cena. Repentinamente podem rir, porque sorrir para a câmera do outro é um cuidado barato e eficaz.

Você se reconhece triste? Disfarça? Isso não é ruim. Até porque, alegria de verdade é pouca, ouro e rara.

Não sou pessimista, sou entusiasta, como no filme A Vida é Bela. Faço parte do grupo dos que entenderam a música Sorri de Djavan. Não como Paulinho da Viola Na Linha do Mar, porque nem sempre guardar a tristeza é saudável.

Não recrimino os pais que escondem o choro e pintam o arco-íris no pós-dilúvio do mundo. Protegem seus filhos de se decepcionarem tão cedo. Não reprovo infeliz nenhum que faz de conta para não deixar o mais fraco sentir-se culpado, seja um marido, esposa ou amigo.

Que sou triste não tenho dúvida, porque ouço Meu Mundo com Guilherme Arantes e acho bem adequado. Mas, um dia, eu serei feliz de um modo sem igual, porque acredito na promessa que Jesus Cristo fez: “Ele enxugará dos seus olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem choro, nem dor, nem tristeza, pois a primeira ordem já passou” (Ap.21.4).

Enquanto esse dia lindo não vem, vou seguindo as orientações da Sunamita: “Está tudo bem com você? Ela respondeu: Está tudo bem!” (2Rs.4.26). Pois o “espírito firme sustém o homem“(Pv.18.14), ainda que em secreto desabe como Paulo em 2Co.1.8.

mona

 

 

2 comentários sobre “VOCÊ É TRISTE?

  1. Eu me faço sempre essa pergunta “será que sou mais feliz ou mais triste?” Observo as pessoas nos meus trajetos diários (que são muitos) e fico pensando qual a causa dos olhares vagos, e imagino o que elas pensam ao me observar. Nos meus momentos triste me lembro que só estou peregrinando em terra estranha.

Deixe um comentário

