VADE RETRO SÁTANA

Paulo Zifum

Funciona mais ou menos assim: Um vendedor deseja chegar a um cliente, mas precisa preparar o campo. Então, ele manda um “cão farejador” para coleta de informações. Esse consegue dados fazendo comentários legais, perguntando de modo inocente e mostrando afinidades. Depois, o vendedor manda o “lenhador” para induzir a pensar no produto. Colocando uma imagem ou fazendo um comentário em voz alta. Em seguida, o vendedor chega a tempo hábil para oferecer o produto.

A propaganda que assistimos e ouvimos é o “lenhador” batendo firme, cadenciado e preciso no lugar certo de nossos desejos revelados pelo “cão farejador”. O vendedor parece ter o comprador em sua mão.

Satanás faz exatamente assim. Por seus agentes somos “farejados” o tempo todo. Uma vez encontradas as pontinhas discretas de cobiça ou fantasia que puderem ser materializadas, então, ele manda o “lenhador” com seu machado incrivelmente criativo. Uma vez atraídos, o Vendedor vence. E quem duvida que o consumo absurdo, excessivo e supérfluo é coisa da escuridão?

Quando Jesus disse que devemos ser astutos como serpentes (Mt.10.16) e vigiar para não cair em tentação (Mt.26.41), ele alerta sobre o Vendedor. O próprio Senhor enfrentou a Satanás que tentou induzi-lo a buscar fama e facilidade (Mt.4.1-8), porém Jesus respondeu: “Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana” (Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!- Mt.16.23).

Eu quero ficar mais atento nas conversas, sites, músicas e propagandas (sem paranoia). Quero ter discernimento para “pular fora” e dizer não para meus desejos descarados de auto-gratificação. Porque, se os tenho, provavelmente, foram sugeridos pelo “lenhador do Éden”. Vou dizer mais vezes: Vade Retro!

Anúncios

2 comentários sobre “VADE RETRO SÁTANA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s