PORQUE JONAS FUGIU

Paulo Zifum

Por que Jonas fugiu? Pelas mesmas razões que desobedecemos leis e nos esquivamos de obrigações. Ele evadiu porque obedecer era contra seus princípios ou apenas frustrante. Jonas é um caso sério de humanidade. Fugir de Deus é uma prática de todos, mas só alguns possuem consciência desse plano de fuga. Jonas sabia o que estava tentando. Ele já tinha feito a escolha errada e, em seu coração, já havia traçado seu destino. E nessa opção, talvez, estivesse querendo julgar e decidir sobre quem merece e quem não merece clemência.

Jonas fugiu porque não queria tratar o assunto. Estava cansado, talvez irritado. Ele não tinha medo da missão, só não via sentido em cumpri-la. As leis precisam fazer sentido para nos dedicarmos a elas. Cada pessoa deseja decidir qual lei deve ser obedecida e qual deve ser “driblada”, qual lei merece submissão e qual deve ser alvo de rebelião. A humanidade toda parece que dirige acima da velocidade e só reduz quando avista um radar. Somos  todos fugitivos da lei.

Jonas tinha suas razões. Mas, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Por que ele fugiu se poderia apenas ficar em Israel, sem embarcar para lugar nenhum? Ele não tinha coragem de ficar e ignorar a ordem de Deus?

Arrisco responder: Jonas fugiu porque era criança. Adão e Eva fugiram porque eram crianças. O filho pródigo foi para uma terra distante porque era criança. Os adultos dizem: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (Sl.139.7) e param com a ilusão de fuga.

Eu fujo. Vivo comprando bilhetes para Társis. Vejo que meus pares se metem em altas confusões porque querem mudar decretos divinos. Parece uma sina! Fugir da verdade, fugir da missão, fugir do compromisso, fugir dos pais, fugir de casa e do casamento, fugir da realidade e de tratar as coisas.

Deus é bom e sabe amar. Ele deixa Jonas fugir para o mar e depois manda um recado. Pena que só depois de irmos parar no “bucho da baleia”, “chiqueiro dos porcos” ou fundo do poço como Davi com Bate-seba é que paramos com essa compulsão.

Porque Jonas fugiu eu você sabemos bem.

(Compare o trecho do livro de Jonas e o clássico da Queda em Gênesis: Jonas 1.1.-3“A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.”  Genesis 3.8-10 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? “E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.)

*foto: Jack Sparrow (Piratas do Caribe) é um personagem de comportamento infantil que não hesita fugir em qualquer situação de perigo.

Anúncios

2 comentários sobre “PORQUE JONAS FUGIU

  1. E eu me achando adulta.
    Fujo das ordens q Deus ainda nem deu, planejo desculpas sinceras, justificáveis e antecipadas para minhas escaoadas. Por isso, todo dia peço misericórdia. Vou fugir de Ele não me atrair, constantemente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s