MEU PÉ DE CAQUI

Paulo Zifum

Quando mudei para minha casa nova em São José do Vale do Rio Preto, região serrana do Rio de Janeiro, fui surpreendido. Havia escolhido a casa por sua beleza e área verde, mas não tinha notado as árvores do quintal. Depois de desfazer a mudança comecei a notar o estouro das frutas. E quais eram? Caprichosamente, as minhas frutas preferidas.

Eu olhei para o céu desconfiado, e disse: -Isso é coisa do Senhor, né?

Você já teve experiência de chegar num lugar em sua homenagem? No ar, as músicas que você gosta, na recepção, os amigos que te amam, na mesa, suas comidas preferidas. Foi assim que me senti. Eu não pude dizer: -Olha! O senhorio da casa tem os mesmos gostos! Quando eu vi os pomos da Fruta do Conde e o pé de Lichia, eu me encantei. Mas, foi o pé de Caqui que me fez olhar para o céu.

Engordei um quilo na temporada do Caqui. Uma dieta de três caquis de manhã, quatro após o almoço, dois à tarde e, à noite, perdi a conta. Até no banheiro a textura do trabalho de confeiteiro lembrava a fruta. Que beleza!

Agradeço ao Senhor Deus que nos dá infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Pena que os céticos levem a vida assim tão dura e sem poesia, atribuindo tudo ao acaso. Incapazes de ver que há um Deus bondoso que faz os pássaros soltarem cocôzinhos cheios de sementinhas selecionadas que fecundam flores e frutos.

Sim, eu acredito nisso! Acredito que o Amor é uma pessoa! Acredito que minha relação com Ele é real, não invenção do imaginário religioso, mas uma bondade materializada em coisas como café, xícara e o sorriso da esposa amada. Você também é capaz de notar esses mimos ao redor de sua vida, mesmo que seja dura?

Estou aguardando os caquis ficarem maduros e dou uma olhadinha para o céu e repito: -O Senhor, hein!

*Caqui: Rico em betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres. Cheio de vitamina A, é essencial para a visão, unhas e cabelos e auxilia o desenvolvimento ósseo. Fonte de licopeno, um fitoquímico com importante atuação na defesa do organismo. Contribui para o bom funcionamento do intestino, por conter fibras, e atua como calmante, devido à alta concentração de açúcar e frutos. 

 

2 comentários sobre “MEU PÉ DE CAQUI

Deixe um comentário

