COMER COM OS OLHOS

Paulo Zifum

Quem olha consome? Há um mistério e uma transcendência no olhar. Quando alguns tentam minimizar dizendo que “só estavam olhando”, ou que “olhar não tira pedaço”, revelam o conceito raso do ato. O olhar é, sem dúvida, a via que alimenta a alma e que, por fim, a modifica, cura ou adoece.

Imagens e leituras representam a dieta de uma pessoa. Análoga à alimentação do corpo, podemos notar nossa predisposição para coisas “gordurosas e calóricas”.  Nosso cantor Erasmo Carlos já se questionava: “Será que tudo o que eu gosto é imoral, é ilegal ou engorda?“.

Deus criou o olhar como unidade de entrada da alma, tipo USB. Você espeta (olha), porém, precisa abrir o arquivo para consumir. Visualizar uma mulher, de fato, é um passo, mas “não tira pedaço” se não abrir o arquivo do desejo. Olhar uma roupa na vitrine e comprar são passos de consumo. Admirar algo e ser atraído pela estética pode gerar em nós um desejo de consumo.

Eu pesquiso imagens no Google e o site me oferece o que busco e o que não busco. Clico “violão” e recebo tudo que está associado a essa palavra. O “espeta e abre” é muito rápido e. de modo imediato, passo a comsumir imagens. A pupila dilata diante dos “sabores”. O arquivo de imagens do Google é o meio mais discreto de ver pornografia para olhinhos cheios de fantasia.

A Bíblia é um livro de alerta e Deus a inspirou para nos dar juízo no olhar. Quando Ele colocou a “Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal” no jardim do Éden, ele comunicou que a visão das coisas é um privilégio, mas traz suas responsabilidades. Ele disse: “Vocês não podem consumir tudo que veem. A placa onde se lê “proibido” os ajudará”. A ironia é que, em todo o mundo, só havia uma restrição, e foi exatamente a única coisa proibida que Adão e Eva quiseram. Foi assim: “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.” A Queda Gênesis 3:6,7

Deus criou os “olhos” e  o “olhar”. A máquina ocular, nossos cientistas já decifraram quase tudo, porém, o mistério do “olhar” permanece onde ocorre a liberdade da escolha. E tudo que Deus criou é bom, porém, a História do Olhar nos revela que nossas escolhas pendem para o lado negativo, trazendo a máxima de que “o peixe morre pela boca”, ou seja, “a alma morre pelos olhos”. São Tiago disse: “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” Tiago 1:13-15.

Todos nós olhamos. Olhamos com pureza e alegria, ou com lascívia e inveja. Clicamos naquilo que corresponde ao que somos, como disse Jesus:  “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” Mateus 6:22,23

Você tem fome de quê?

* O cara que escreveu a poesia “Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Salmo 101.3) um dia estava na varanda de sua casa e viu a mulher do vizinho tomando banho. O que houve? Clique aqui  https://www.bibliaonline.com.br/nvi/2sm/11 e confira que um olhar pode nos levar mais longe do que gostaríamos de ir.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “COMER COM OS OLHOS

  1. “Cuidado olhinhos o que vê, cuidado olhinhos o que vê. O Salvador do céu esta olhando pra vc cuidado olhinhos o que vê… 🎶🎶”
    Esse louvor infantil sempre me fez temer é tremer… Com isso refletia, mesmo que inconscientemente, sobre qual tipo de alimento minha alma estava recebendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s