SOLTEIROS SOLTOS

Paulo Zifum

Solteiro. De onde vem essa palavra? Seria referente ao que vive solto e livre do jugo do casamento? Soa positivo, como estado de liberdade. Solteirão, não. Aí já fica pejorativo. Nem todos os solteiros são livres e nem todos os casados estão presos. As coisas no mundo nunca ficam no lugar certo. Algumas pessoas casadas querem viver como se fossem solteiras. O casamento tem um sistema prisional de regime semi-aberto e os solteiros devem saber disso . Os casais saudáveis  consideram um bom sistema, porque tornaram-se pessoas melhores. Porém, o cárcere de certos casamentos podem, em questão de meses, criar um doente social. Nesses casos é melhor ficar solteiro.

Quando o apóstolo Paulo discursou sobre as vantagens de ficar “solto” em Solteiro para Deus (tese defendida na Comunidade Cristã em Corinto), afirmou com muita autoridade  que solteiros sem castidade não podem ser felizes devido às carências e perigos sociais que os envolvem. O casamento, para Paulo, não é a melhor opção para cristãos que desejam servir o mundo com uma vida diaconal. Mas, ele também diz que evitar o casamento e tentar viver solteiro em baixo de pressão sexual, não é nada sábio.

Alguns estão entre ser um cristão solteiro reprimido e um celibatário resolvido. Ainda bem que há uma terceira via: solteiro que vive uma bela e resolvida vida diaconal enquanto espera casar com alguém que não pretende desistir de servir a Deus, embora as limitações do casamento.

Se você nunca leu a tese paulina, clique no link abaixo e tire suas conclusões.

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1co/7

*VIDA DIACONAL: estilo de viver altruísta, que vai desde pagar as contas em casa até o trabalho voluntário na Cruz Vermelha.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s