MARIA

lia e eu

Paulo Zifum

Parece que a maioria das Marias são baixinhas que ora são bravas e ora são mansas. A história das Marias carrega um acervo infindo de grandes mulheres no estigma da mãe de Jesus. Poderia escrever páginas de pequenas Marias, mas, destaco a que brilhou no céu da minha infância: Maria de Lourdes. Ela estava lá quando meu dente doía, e enxugando-me as lágrimas, cantava e contava histórias para distrair o lobo parietal, porque tem hora na vida que o melhor remédio é enganar a alma.

Maria, esposa de Antônio, mãe de Renan e Amanda, e amiga sincera de todos os que lhe queiram como irmã e mãe. E com todos, ela tem o mesmo trato que tinha com meu dente doente, criando uma espécie de parábola:

Era uma vez um menino que tinha um dente cariado, e o pobrezinho chorava pela dor que latejava. A mãe, com muitos filhos, atarefada, era pelas filhas mais velhas auxiliada. Maria  colocava o menino no colo para cuidar da dor. Com um algodão aplicava um ungüento ardente sem explicação. A dor do remédio causava conflito com a dor de dente. Depois, Maria usava o poder de sua presença para acalmar, com carinho fazia o paciente dormir pensando em coisas boas. O dente continuava ruim, mas o menino já não chorava mais.

Para os cristãos, essa parábola é bem bonita na Igreja. Nossos irmãos mais velhos estão sempre cuidando das dores do pecado que faz latejar os nervos da alma. Uns aceitam e acalmam, outros não se deixam deitar no colo quando ouvem a primeira exortação ardida. O remédio é, por vezes, tão doloroso quanto as inflamações causadas pelo próprio pecado.

Eu já fui tratado por muitos irmãos mais velhos. Exortado e induzido a pensar nas virtudes e histórias da Bíblia. Fui acalmado para, no dia seguinte, tratar a “cárie” da alma que surgiu da minha falta de higiene espiritual.

Maria não curava meu dente. O que era ruim permanecia ruim. Mas, como é bom receber tratamento em meio à dor! Sou grato a todos que me fizeram arder no colo da amizade cristã sincera. Agradeço por aquele que, por meio da oração a meu favor suplicaram a Deus com “cantos de livramento”. Recebi perdão no colo enquanto, em silêncio, fazia minhas confissões.

4 comentários sobre “MARIA

  1. A misericórdia do nosso Deus se faz presente através destes irmãos, que aliviam nossa dor de dente, e tantas outras, tbem sou grata pelos meus.

  2. Conheço essa Maria. Ah que privilégio o meu!
    Falo com certeza que alem de esposa, mãe e amiga essa Maria é uma sogra maravilhosa e uma vozinha linda que fará com que seus netinhos se lembrem da infância com muito muito amor.
    Cada vez que sento para conversar intimamente com Maria aprendo muito.
    Sonho com dia em que quando crescer poderei ser como Maria.

  3. Ela é linda.
    Mãe, pastora, amiga, conselheira, coluna, carinho e serva em todo o sentido literal destas palavras.
    Como Jesus, alguns foram privilegiados por ter uma Maria.

Deixe um comentário

