A BAGUNÇA DA MORTE

Paulo Zifum

depois do velório, todo mundo foi embora e, tudo ficou fora do lugar” Tinoco, personagem de Vigo Assombração.

A morte bagunça a vida de quem ama. Atinge parentes e amigos . Derruba funcionários e uma complexa rede de desconhecidos. Por vezes adoece e mata quem  não suporta o luto. Tem gente que morre da bagunça que a morte faz, porque se desligar um ente o sistema todo cai.

Uma dor no peito é uma bagunça quando o menino sente raiva do pai porque esse morreu e o deixou. Milhares de pessoas não sabem por onde começam. Muitos não sabem mais o que sentem sobre Deus porque dizem que a morte é a tinta da caneta divina. Cristãos temem ressentir-se do Amor.

É uma bagunça ficar chorando pelos cantos até os cantos acabarem. E depois ficar com dó de si. E depois tentar ser feliz com risco de não dar certo. E a morte cria um silêncio que causa muita desordem. Que falta falta me faz a voz de meu pai!

O mais difícil é quando a morte faz uma cena dramática deixando um rastro de memória ruim de acidentes, de maldades ou de tentativas de salvação. É um horror de lembrança. E fica um soluço na alma que repete “e se eu tivesse”.

Ó meu Deus! Que vida precária! A maldita não nos dá trégua! Basta arrumarmos as coisas, a família e deixar tudo bonitinho, que ela vem, sombria e desarruma tudo. E separa amores como soldados nazistas arrancavam dos judeus os filhos.

Desorientado, o viúvo tenta trêmulo fazer um café e chora pedindo sua esposa de volta. E saber sobre Deus, eternidade e salvação não muda o fato de que depois do velório fica tudo uma grande bagunça na vida de quem ama ou de quem é dependente.

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “A BAGUNÇA DA MORTE

    • e como assombra minha querida, principalmente quando é anunciada ou meses antes, ou dias antes, ou horas antes, passei pelas tres experincias, com pessoas diferentes !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s