JOÁS: O QUE FAZ UM FILHO DEPOIS QUE O PAI MORRE

Paulo Zifum

Depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e os ouviu.” 2Cr.24.1

 

Joás foi um rei que começou bem, mas terminou tão mal que na hora de decidir em qual cemitério seria colocado, a corte não permitiu que fosse enterrado com os reis.

Alguns jovens são como a Lua. A única luz que possuem é um reflexo dos pais. Enquanto estão sob a autoridade deles, brilham. Mas, quando esse sol chega a seu ocaso, acaba também a beleza desse filho. Observe o gráfico acima.

A autoridade pode diminuir, mas a boa influência pode aumentar. É o Efeito Abel que “mesmo depois de morto, ainda fala” (Hb.11.4c). Porém, esse ideal não ocorreu com Joás (talvez Joaida, o tio-pai, tenha falhado). Alguns jovens, depois de certa idade, se deixam influenciar pelos “príncipes” dessa vida e abandonam o ensino dos pais.

Devemos lutar pela educação (judaico-cristã) do qual trata Provérbios 22.5 (uma educação que apenas policia comportamentos, não pode atingir o coração). Suplicar a Deus ajuda para atingir o coração dos filhos. A vida adulta de um filho é como um fogo que prova a paternidade (“cada um veja como edifica… pois manifesta se tornará a obra de cada um; pois o dia a demonstrará, pois será revelada pelo fogo” 1Co.3.10,13).

Precisamos observar se a obediência deles é um culto racional ou apenas temor animal. Olhando para o fim da vida Joás nos vem uma oração:

Senhor, ajude nossos filhos! Dê a eles um coração puro e um caráter firme que não se dobre diante das pressões desse mundo. Dê a eles uma conversão genuína. Amém

 

 

Se você nunca leu o Drama de Joás e sua avó maluca, então clique no link

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/2cr/22

*o gráfico acima é proposto no livro Pastorando o Coração da Criança -Tedd Tripp. A ideia é lembrar que os pais devem investir na INFLUÊNCIA de modo que, mesmo não tendo autoridade sobre o filho adulto, continuem com o “Efeito Abel” (veja Hb.11.4c no link)

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/11

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s