A LÍNGUA DO FACEBOOK

Paulo Zifum

Todo mundo quer noticiar, fazer jornalismo crítico intuitivo sem conhecimento técnico. O facebook hoje é um “samba do crioulo doido”. As pessoas curtem coisas e compartilham “eu concordo com isso” sem nem perceberem a fonte da qual jorrou. Pessoas ansiosas alimentam a net com um “nada presta, mas eu discordo”.

Os brasileiros paracem os judeus querendo um messias específico. O anseio por justiça torna os homens bem-aventurados, mas a ansiedade nas redes sociais torna as pessoas muito tolas e descuidadas. Não devemos discutir tudo na mesma plataforma. Caetano Veloso tem suas razões ao defender os programas do Ministério da Cultura, porém, ele não é uma autoridade para questionar a austeridade do governo num momento de crise. As plataformas precisam ser respeitadas, mas internauta não quer saber de nada.

Proponho a seguinte paráfrase:

“Semelhantemente, o facebook é um pequeno órgão da net, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
Assim também, o face é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocado entre os meios de comunicação, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de literatura doma-se e é domada pela espécie humana; o face, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com o face bendizemos ao Senhor e Pai, e com ele amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma conta procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce. Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre pelo conteúdo, mediante postagens publicadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.”  Tiago 3:5-18

Tomo muito cuidado no face, dou muita risada e acredito nessa linguagem. Não sou bombeiro, sociólogo nem antropológo, mas, como teólogo, acho que os cristãos precisam ser mais prudentes. Como diria o ET do Face: “Nóis é cristão, mas nóis posta cada besteira”, desde opinião religiosa até politica.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s