SEU FILHO, SUA FLECHA

Sem título

Paulo Zifum

O Salmo 127.3-4 diz que os filhos são como “flechas nas mãos do guerreiro“. Imagino Hitler em sua infância,  como uma flecha sendo preparada. Parece-nos que os pais do Führer não foram os “guerreiros”. Quem tomou Hitler e o estendeu no arco pangermânico e antissemita foi seu professor, Leopold Poetsch. Um criança pode ser adotada por outros guerreiros e apontada para o mundo e para a História. Cairão no chão (em vão) ou atingirão  alvos específicos. Podem ser flechas do pior capitalismo ateísta ou do fanatismo religioso mais exacerbado. Estendidas no arco da vaidade para desperdiçarem seus ricos dons com futilidades, ou alcançarem alvos maravilhosos para a cura da humanidade com a arte e literatura. Flechas políticas, flechas militares. Flechas do bem ou setas do mal.

Os pais são guerreiros. Alguns, infelizmente parecem cansados e com a guarda baixa. Outros são péssimos arqueiros. Estamos numa guerra e quem educa filhos precisa treinar com o arco. Ficamos com as flechas em casa por anos. Tempo suficiente para quando chegar o período escolar ganharmos os primeiros títulos como pais. Depois, na adolescência, lançarmos mais longe e, na vida adulta, atingir o grande e sublime alvo que é serem bons homens e mulheres.

Deus dá a pais, avós, irmãos mais velhos, tios e professores a oportunidade de melhorar o mundo.

O Salmo 127 termina assim: o arqueiro desse filho “não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal”. Podemos utilizar dois sentidos: Filhos que defendem os ideais como os descritos em Jeremias 35 e tornam-se um auxílio divino como descrito no Salmo. O segundo sentido seria que a vida dos filhos pode oferecer aos pais honra ou vergonha, mérito ou acusação sobre crime de responsabilidade.

Sobre o último sentido, a  História já tem levantado seus tribunais como hoje se vê no cenário nacional, onde políticos surgem como flechas para sangrar o país. Mas, graças a Deus, temos pais e professores que estenderam com sucesso flechas que hoje neutralizam o mal da corrupção.

Deus, no Juízo Final, perguntará: “quem lançou essa flecha”?  Ele pedirá conta também dessa responsabilidade. Honrará os bons guerreiros que lutaram a favor de seu Reino, mas os que apontaram contra sua Cruz, perecerão.

Flechas nascem todos os dias. Sendo pais ou não, serão colocadas em nossas mãos. Cada palavra, cada filosofia de educação e ideologia é um arco. Que Deus nos dê alvos elevados e nos ensine atirar!

Anúncios

3 comentários sobre “SEU FILHO, SUA FLECHA

  1. Que o Senhor me dê sabedoria para que minhas flechas levem vida.
    Ainda que seja cansativo e difícil, mas todos os dias peço ao Senhor que me fortaleça pq sei que essa missão ne minha e nao posso falhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s