ESCAPOU DA MINHA PRISÃO

Paulo Zifum

Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” Salmo 141.3

Seria muito engraçado se toda vez que falássemos algo “bandido”, soasse um alarme em nossa boca. Porém, seria mais discreto um simples corte no áudio.

Lendo o escritor bíblico Tiago (Tg.3), imagino nossa boca como rota de fuga de um presídio que, de vez em quando, escapa um criminoso ou um dragão que pode incendiar cidades inteiras. Sem exagero, Tiago diz que, o que sai de nossa boca pode colocar em risco “a carreira da existência humana”.

Muitos males que afligem a vida humana não se relacionam com economia, política ou vícios escravizantes, mas com palavras que empurram pessoas a  pensamentos e sentimentos ao despenhadeiro da inutilidade e maldade.

Por isso, a oração do poeta hebreu (e os poetas conseguem ir mais longe que os filósofos) acerta nossa necessidade social. Em geral, precisamos orar por muitas coisas das quais não temos o mínimo controle, mas pedir ajuda a Deus para segurar a “danada” da língua, parece muito urgente.

Parafraseando o apóstolo Paulo, diria: “Não entendo o que falo. Pois não falo o que desejo, mas o que odeio. Porque tenho o desejo de falar o que é bom, mas não consigo. Pois o que falo não é o bem que desejo, mas o mal que não quero falar, esse eu continuo falando. ” Rm.7.15.19. Que desventura!*

Para os cristãos hoje, o “guarda” da oração do Salmo 141.3 é o Espírito Santo. Ele molda nosso caráter e nos faz lembrar na Bíblia textos que dizem: “não se meta em questão alheia” ou “faça aos outros o que deseja que façam a você”. O Espírito coloca em nosso coração o Amor de 1Co.13, que é o guarda eficaz para conter o mal em nossas palavras.

Eu, consciente pelo aviso da periculosidade do meu coração (Jr.17.9), vou pedir a Deus para que aumente a segurança e o monitoramento.

*Um dia, nosso coração será totalmente transformado e nunca mais misturado (Fp.1.6). Um dia não precisaremos mais vigiar. Hoje, porém, estamos entre o e o ainda não.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s