O PECADO DA TATUAGEM

Paulo Zifum

Perguntaram para Jesus: Mestre, é certo fazer tatuagem? Ele respondeu: dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Aí, eu pensei: Ele não falava de tatuagem. -Essa peça está mal feita! -disse em protesto. -Você não pegou a crítica! disse um amigo ao lado. -O diretor está nos provocando. -Ah! Entendi.

Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más” 2Co.5.10

Deus deu a nós algumas dádivas como o tempo, o corpo e recursos diversos (desde o auxílio de pessoas até fontes de energia).  O que faremos com isso é uma responsabilidade que nos será requerida.

O uso do corpo é um assunto amplo e julgar o que são obras boas e obras más é uma tarefa delicada. Doar sangue ou órgãos, dormir tarde e comer mal, entrar no fogo para salvar alguém, usar a beleza para defraudar, usar a força para machucar ou simplesmente não fazer nada, podem configurar o bem ou o mal.

A tatuagem? Bem. É uma identidade, uma vaidade, uma rebeldia, uma loucura. Seja o que for, é um assunto muito pequeno, comparado aos atos que se podem fazer com o corpo. Eu não faria nunca uma tatuagem, por meu temperamento e tipo de masculinidade. Mas, eu acho que os caras que fazem um demônio da Tasmânia no braço são mais inofensivos que a senhorinha que fala da vida alheia. A fofoca e a violência verbal são atos do corpo, mas, engraçado que não causam polêmica e escândalo entre religiosos como a tatuagem.

As vezes penso que quem faz tatuagem tem desejos estéticos muito infantis. Mas, aquiesço porque tenho vaidades que são verdadeiras meninices. O cara que gasta um dinheirão com time de futebol, com shows caros ou coleções, podem ter obsessões muito idólatras também. Algumas coisas revelam amores subjacentes em nosso coração. A tatuagem pode ser julgada na intenção.

Se eu fosse eleger, entre cristãos, uma lista de discussão por ordem de valor, ficaria muito ofendido se alguém insistisse em discutir se tatuagem é ou não pecado. Eu me acho um pessoa inteligente, e pelo que consigo elencar, existem milhares de atos que fazemos com nosso corpo, com os olhos, com as mãos e pés que, se fôssemos praticar a amputação alegórica que Jesus sugeriu no Sermão do Monte, iríamos chegar no céu, muito reduzidos. Não teria espaço para colocar um piercing, o que dirá uma tatuagem.

Não devemos engolir nem moscas nem camelos. Essa é a dieta completa que Jesus nos deu. Se for para evitar algo, ele sugeriu começar pelas partes grandes e pesadas.

 

 

 

2 comentários sobre “O PECADO DA TATUAGEM

Deixe um comentário

