TEM COISA QUE

Paulo Zifum

Tem coisa que só sua esposa falaria para você. Tem coisa que seu marido foi o único a dizer. Só um amigo muito próximo diria a verdade, ou, talvez, um inimigo seria mais honesto ainda. Quem diria certas coisas? Quem é capaz de nos interromper dizendo: “você não percebe o que está fazendo”?

Tem coisa que só com muito amor a gente fala para o outro. Não que falar verdades seja o expediente preferido do amor, mas pode ser uma das grandes habilidades de quem ama. Quem fala verdades para alertar, precisa de sensibilidade para compreender a vida e seus contextos, evitando assim o legalismo. É preciso coragem (amor) para criticar e depois aguentar reações negativas.

Minha esposa me observa. Passa dias e até meses, quando resolve dizer: “Amor, você sabe que ninguém falaria isso pra você”. Ela consegue falar coisas que secretamente penso de mim mesmo. Mas, quem teria a coragem para acordar um leão ou despertar um gigante? Bem, existe gente que tem. Ela me diz: “você tem uma falha grave nesse ponto específico”.

Deixei de cair em pleno voo ou de afundar no meio da rota, porque um amigo parou na minha frente. Já escapei de mim, diversas vezes, graças aos avisos sinceros de gente muito chegada.

Tenho pouca, ou quase nenhuma esperança nas pessoas comuns, porque elas sentem medo de mim ou amam demasiado a si.

Se você está vivendo muito tempo sem um impacto de verdade, então, deve preocupar-se com as amizades que está construindo. Se você tratou mal as últimas pessoas que foram rudes, mas verdadeiras, então, repense seu sistema de auto-preservação, porque ele vai te matar.

Tem coisa que só ouve quem tem amigos. E, acredite, não falo de elogios.

Deixe um comentário

