CRISTÃO ENTEDIADO

Paulo Zifum

A vida secretamente sem graça é um segredo. Pessoas felizes podem esconder um nível de tédio. A ida à Igreja pode tornar-se enfadonha e tudo muito previsível. E mais sofrível se a liturgia tem pouca beleza estética com músicas repetidas. E pior ainda se o discurso faz voltas no mesmo tema sem mostrar insigths novos. Chega a ser triste quando uma congregação faz de conta que está transcendendo. Torna-se um código não contrariar para manter a ideia de que a reunião foi elevada de um modo misterioso.

Por que culparíamos sempre o cristão por não ter espiritualidade? Não seria justificável achar que alguns cultos são, de fato, como uma manjedoura sem Emanuel? E não seria possível que, embora tendo uma fé bíblica, o cristão encontre-se em crise de sentido? É errado ou arrogante desejar mais profundidade e beleza para a experiência do domingo?

Não defendo que o culto deva ser desenhado para animar o cristão moderno. Mas, não posso fechar os olhos para a necessidade que cada um tem de tocar o sublime. Pois,  o ambiente comum de cuidar das ovelhas poderia estar matando Moisés, até que, é surpreendido pela sarça ardente (Ex.3). Quantos de nós precisam ouvir “tira a sandália de seus pés porque o lugar em que você está é sagrado”?

É honesto e aconselhável  encarar a falta de motivação antes de um romper de incredulidade (2Tm.4.10 -Demas), ou, antes que a religiosidade deixa a fé bem “morna” (Ap.3.16-Laodicéia)

A vida de um cristão pode tornar-se sem graça, porém, jamais a vida com Cristo será entediante. Deus nos ajude a abrir as janelas bíblicas para que nosso culto revele a Jesus Cristo, e, com Ele, alegres cânticos novos de livramento que renovam mente  e coração.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s