VAIAR É UM JULGAMENTO

Paulo Zifum

Vaiar, gritar, fazer barulho é algo divertido. E confortável, como emitir opinião anônima, porque multidão não tem rosto. Pode ser um julgamento justo, como vaiar o judoca egípcio que se recusou a cumprimentar o oponente israelita. A torcida ali estava correta. Porém, as outras centenas de vaias brasileiras só serviram para mostrar o quanto ainda somos um povo muito mal educado. O que seria um instrumento de juízo tornou-se a falta deste.

O brasileiro é prestativo e muito trabalhador, mas, é um “sem-noção” quanto a valores de respeito em público. Protocolos de relação com autoridade? O que é isso? Brasileiro respeita policial armado com um bloco de multa porque pode sair em desvantagem.

O comportamento deselegante com autoridades, representações e bandeiras tem sido um traço  nacional. A falta de polidez  vai desde o modo de dirigir-se a um funcionário público até o desdém com a presença ou passagem de um vereador, prefeito, governador, deputado ou presidente. Falta-nos nobreza nesse ponto.

As vaias “azarando” atletas oponentes revelam toda a nossa insegurança. Um atleta se prepara 4 anos para um momento solene de disputa e recebe vaias só porque está ameaçando a “medalhinha do brasileirinho”. É um jeito irresponsável e covarde de empurrar o time.

Morro de vergonha bem aqui em casa. A gente parece que não cresce.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “VAIAR É UM JULGAMENTO

  1. Fico muito triste, pois o esporte é uma ferramenta capaz de transformar um “sem futuro” e um herói nacional, por ter escolhido como profissão, por aprender a respeitar o adversário e não o inimigo. Sei que tenho um trabalho muito difícil mas estou disposto a reeducar através do esporte que simplesmente nos ensina a sermos alguém melhor e não insignificantemente melhor que alguém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s