MAMÃE JÁ DIZIA

Resultado de imagem para vovo olhando por cima do oculos

Paulo Zifum

Com quase 90 anos ela continua dizendo. Mamãe é um desses “documentos” antigos que carrega consigo frases milenares de sabedoria. Não sei se as originais eram solenes, mas as frases de mamãe são cheias de humor e algumas tem até uma pitada de malícia.

Demorei alguns anos para entender algumas sentenças: “Começo de angú é mingau“. Dona Carmelita soltava o dito, seco e sem comentários, dentro de contextos que, a princípio, eu achava inadequado. Certa vez, um parente estava prestes a casar numa bolha de romantismo. Sabendo dos traços do relacionamento, ela olhava por cima do óculos e mandava o ditado. Era um alerta para a realidade que só os experientes conseguem ver. E, sabe, ela estava certa, e o mingau acabou bem cedo.

Que já fez mingau e descuidou do fogo sabe o caroço que vira. Algumas coisas na vida são muito semelhantes a cozinhar mingau. No começo, é uma delícia! Mas, o encanto descuidado com a felicidade, por vezes, nos faz passar da hora. Vira angú, e de um jeito que não dá nem pra tirar a colher.

Acho que, essa frase eu entendi: Levar a vida ao fogo baixo e mexer devagar. Seja mingau ou polenta, devo ter consciencia.

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “MAMÃE JÁ DIZIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s