COVARDE TIPO “ISENTÃO”

Resultado de imagem para Paixão pilatos lava as mãos

Paulo Zifum

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” Ap.21.8

Nem sempre é fácil distinguir um doente (anêmico, depressivo) de um preguiçoso. É fácil confundir pessoas fracas com pessoas covardes. Constitui injustiça julgar o sujeito apenas por seus momentos de fraqueza (pessoas surpreendidas podem “amarelar” e as medrosas com histórico de traumas e fobias podem paralisar). Mas, os covardes podem ser identificados. E o fato de serem muitos não impede a distinção.

A pessoa covarde tem um estilo de vida estruturado na cultura do “podemos tirar isso se achar melhor”. A mãe que vê a filha de 12 anos vestir-se como mulher, o marido que demora para voltar para casa enquanto pensa em desculpas, o filho que sorri dizendo estar tudo bem enquanto vai removendo a família de seu coração,  a mulher que faz aborto alegando incapacidade emocional,  a moça que casa por interesses econômicos, amigos que se acham fiéis acobertando pecados vis, são covardes simpáticos e muito educados.

Há dolo no covarde. Ele tem um plano de vestir-se de neutro, de “isentão”, de equilibrado e até fraco para viver bem. O Sermão do Monte, o discipulado cristão, a cruz , a peregrinação com a Igreja padecente não estão em seus planos. O  Céu também não tem plano de recebê-los.

Li 2 sites sobre o assunto. Compartilho porque visitam a covardia em temas diferentes. Não concordo com tudo que o autor Tiago Cortês disse. Embora faça julgamentos  corajosos, alguns são temerários.

https://artigos.gospelprime.com.br/deus-vomitara-o-isentao/

https://theintercept.com/2016/09/29/o-triunfo-do-isentao-como-e-a-censura-no-brasil-em-2016/

Também para sua curiosidade, segue abaixo um trecho da Divina Comédia de Dante (1307), onde os covardes encontram-se na entrada do inferno.

sem-titulo

Anúncios

Um comentário sobre “COVARDE TIPO “ISENTÃO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s