FARAÓ VEM ATRÁS

Resultado de imagem para smith matrix

Paulo Zifum

A libertação de Israel da escravidão do Egito é uma das histórias mais espetaculares da Bíblia. Os recursos didáticos são inesgotáveis para nos levar à fé em Deus. Entre os quadros, a travessia do Mar Vermelho é um dos preferidos.

Eu gosto de um quadro em particular: A hora em que Faraó reaparece. Ele surge com o exército para “desfazer a negociação” da libertação. É um momento dramático para um povo indefeso. Não eram apenas cavalos e seus cavaleiros, era uma coisa espiritual, um transe sinistro.

A ameaça do mal é uma realidade na vida do cristão peregrino, que, no meio caminho se vê perseguido pelo passado, pela cultura e pressão social. Todo cristão tem um Faraó a seu encalço. E, se olhar pra trás verá suas agências poderosas fazendo aquele poeirão na mídia.

Essa narrativa de Êxodo oferece sobriedade e segurança para os crentes. Sobriedade porque a condição entre o livre “já”  e o “ainda não” é bem desconfortável. O Evangelho é muito honesto quanto ao processo. O cristão é livre, mas isso não parece nada oficial até a vinda do Senhor. Quanto à segurança, o texto bíblico garante que as ameaças reais e assustadoras desse mundo não podem separar o cristão do amor de Deus. A história diz que, no final, vai dar tudo certo. Os filhos de Deus vão escapar.

Creio nisso. Porém, ainda não posso evitar a aceleração de meu batimento cardíaco e a dilatação disforme das pupilas diante de um mundo maligno que se agiganta a meu redor. Estou na estrada para Canaã, e às vezes não lembro, se já atravessei o Mar Vermelho ou ainda estou do outro lado. Não é fácil! Tenho a sensação que Faraó é igual o agente Smith  do filme Matrix.

*Foto: se você não viu o filme citado não tem problema. A ideia é mostrar que o cristão vence lutas, mas o inimigo se refaz e se recria. É um horror!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s