A INVEJA É UM MOVIMENTO

Resultado de imagem para be freePaulo Zifum

Não tenho inveja. Só um pouquinho. Um certo desconforto por alguém mostrar uma ponta de brilho acima do meu fulgor opaco” Luigui Caterdian

Seria inveja a impulsão original que levou nosso pai Adão a comer o fruto proibido? Seria inveja o sentimento de comer também e conseguir também? Não! Segundo S. Tiago (1.14-15), a inveja é um descarrilamento pós-queda. Parece-nos que, o inocente Adão tinha algo infantil e descuidado já dentro de si: “que mal pode haver”?  Bem, os que conhecem a história de Gênesis 3 sabem que essa inocência foi perdida e a humanidade passou a sofrer com um “olhar gordo” para tudo a seu redor e, Caim é a mostra disso (Gn.4.1-10).

Eu sinto. E sinto, muito! Fico entristecido por sentir aquela pontinha de comparação que me causa tristeza. Fico envergonhado quando não consigo admirar os outros de modo livre. Fico abatido quando percebo um desejo secreto de estar no lugar do outro.

A inveja dilacera a solidariedade porque não celebra o sucesso do outro. Salvo a conquista injusta, todas as riquezas humanas podem ser festejadas como “nossas”. A inveja é um pecado que destrói a alegria de qualquer um. É um não-lugar, um limbo da alma. Ela pode ser grande, média, curta ou só uma “coceirinha”. Ela está lá em nosso DNA, como um fungo à procura de um pensamento escuro e frio. Por isso a placa do decálogo é grande: “não cobiçarás”.

Deus me livre! Hoje vi um bolor em minha memória! Ela estava lá, feiosa feito lepra. Credo!

Parafraseando o poeta: “Quem pode discernir suas invejas? Ó Deus! Absolve-me das que me são ocultas. Guarda o teu servo da inveja, que ela não me domine, então,  serei livre desse odioso pecado e ficarei feliz” Salmo 19.12-13

 

Um comentário sobre “A INVEJA É UM MOVIMENTO

Deixe um comentário

