FILHOS TEM SEGREDOS

sem-titulo1

Paulo Zifum

filho meu, dá-me teu coração“Pv.23.26

Dizem os pessimistas: “pais tem os filhos que tem e os filhos que acham que tem”. Visões negativas são como relógio parado e pelo menos duas vezes do dia acertam.

Você conhece seus filhos? Existem dois extremos: um é achar que se sabe o suficiente sobre a identidade dos filhos e o outro é pensar ser impossível saber o que eles de fato são. Ingenuidade e pessimismo são bases ruins.

Pai espertos buscam o coração dos filhos por meio do respeito, conversa, amizade e uso adequado da autoridade. Nem liberalismo nem ditatura. A busca por proximidade mantendo a distância de segurança, é um modo sábio de relacionar-se com os filhos. Saber as coisas que rolam com eles, ditas por eles mesmos, é como uma medalha de “honra ao mérito” que os pais recebem. Ser digno de confiança é um feito valoroso.

Porém, receios e preconceitos podem fazer um filho ou filha guardar segredos de seus pais. É uma angustia quando os filhos percebem que seus pais não possuem maturidade para lidar com determinados temas. É difícil relacionar-se com pais distantes, temperamentais ou inseguros.

Por outro lado, bons pais também são isolados por filhos imaturos e inseguros. É um sofrimento quando pais já idosos não conhecem seus filhos adultos. Sentam para comer, mas parece que o trato polido tornou-se o guardião de todos os segredos: “é melhor não saber”.

Se você tem filhos cujo coração é um tesouro escondido ou se você tem pais para os quais gostaria de entregar um precioso mapa, então, sugiro as seguintes orações:

“Senhor, não mereço que meus filhos entreguem a mim o coração, mas te peço: Capacita-me, dê a mim treinamento, e, quando o Senhor achar adequado, deixe-me conhecer meus filhos e alcançar uma amizade de confidência.Toca o coração deles também.”

“Senhor, não consigo entregar meu coração a meus pais. Não sei como. Tenho segredos que podem entristece-los. Tenho dúvidas sobre as reações deles. Ajuda a mim e a eles. Abre os nossos corações”.

Amém.

 

Deixe um comentário

