BONDADE É PROVIDÊNCIA

 

Imagem relacionada

Paulo Zifum

A frase “Deus dá o frio conforme o cobertor” nem sempre pode ser aplicada. Deus, nem sempre dá o cobertor e, às vezes, saímos para o frio rigoroso por pura aventura. A Bíblia fala da providência divina, mas nunca apresenta Deus como um pai inseguro que procura tornar a vida dos filhos tão protegida quanto um quarto.

A providência pode ser o próprio frio ou a falta do cobertor. Porém, há quem só consiga ver bondade quando Deus carrega no colo e supre todas as necessidades. O sofrimento é inaceitável para algumas pessoas mais fracas, que acabam caindo em um dos sentimentos mais  desprezíveis que é a dó de si.

Eu acredito que a providência divina é mais do que livrar do mal. É também dar resistência diante das adversidades. Mas, parece que nossa confiança em Deus é como uma flor delicada que não suporta uma leve geada de problemas domésticos.

E qual tipo de providência Deus nos concede para suportarmos alguma privação? Qual recurso nos supre e ao mesmo tempo ajuda sermos resistentes?

É a bondade. Sim! A bondade é uma virtude que Deus concede aos homens a quem ele quer bem. Enquanto a maioria enfraquece na fixação de ser feliz, pessoas bondosas aceitam intervalos de tristeza e privação como uma forma de existir.

Sei que parece uma utopia, mas  buscar a bondade em vez de felicidade mostra-se um caminho mais virtuoso, que, por fim, trará uma estranha alegria.

Acredito que a providência divina dá aos homens tanto livramento como sofrimento. Dá talentos e riquezas, dá socorros e também apuros. Deus dá ao homem nobreza e serenidade como também permite que cresça rude. Dá temperamento polido a um e a outro diz que será como um jumento selvagem. E tudo conforme o divino propósito.

Não sei o que as pessoas pedem a Deus todos os dias, mas tenho sido persuadido a pedir algumas virtudes. Não sei se isso é uma boa ideia, porque dizem os sábios que a aquisição de virtudes associa o sofrimento como um tipo de pedágio. Mas, mesmo assim quero ser uma pessoa bondosa. Imagino que sendo poderei sustentar minha fé ante algum golpe repentino da vida.

*Foto: O  filme A Vida é Bela mostra como alguém pode ser forte mostrando bondade pelo outro.

Anúncios

Um comentário sobre “BONDADE É PROVIDÊNCIA

  1. Entendi a ideia rs
    Confesso ter um grande receio do dia mal e fui confrontada sobre o que considero ser a bondade de Deus, pois tenho vivido certa abundância. Espero ter bondade e ser fiel quando a tempestade alcançar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s