PAI E FILHO: ODIADO OU REDIMIDO?

Imagem relacionada

Paulo Zifum

A Bíblia conta uma das mais belas relações entre um pai e um filho no primeiro livro de Samuel. Aliás, os dois livros de Samuel tratam da relação pais e filhos de um modo profundo.

Saul era um rei que tinha um valoroso filho: o príncipe Jônatas. O rapaz era corajoso e sensível. Mas, seu pai começou entrar numa fase muito sombria como monarca. Jônatas não sabia que seu pai tinha perdido a comunhão com Deus.

O rei tornou-se perturbado e, imaginamos o quanto o príncipe sofria ao ver o pai naquele estado de amargura. Não bastasse a depressão, Saul começou a agir de modo intempestivo, imprudente e violento.

Jônatas serve como modelo para qualquer filho cristão. Se você ler toda a história nunca verá o rapaz voltando-se contra o pai. Seu silêncio muito bem destacado nas situações tensas e seu tom de voz respeitoso nos momentos de ira, mostram o alto grau de honra que tinha com o pai. E Saul tornou-se um pai horrível ao descontrolar-se, quando agrediu Jônatas fisicamente e emocionalmente. Porém, o príncipe, nobre como era, nunca abandonou o pai. A história termina em  tragédia: os dois morrem no campo de batalha.

Existem dois tipos de relacionamento pai-filho: o Odiado e o Redimido. Falando de relações adultas, a relação Saul e Jônatas era Redimida por causa do amor e perdão de Jônatas. Muitos filhos mantém esse tipo postura com pais abusivos, bêbados e infiéis. Muitos pais sustentam seus filhos inconsequentes e odiáveis, mantendo a porta aberta.

Imagino que Jônatas gostaria de ajudar seu pai. Imagino a vontade de abraçar, mas não podia tamanha era a presença maligna que rondava o pai. Imagino que muitos pais querem abraçar a seus filhos e ajudá-los, mas, a revolta é como um furacão que destrói o pouco de afeto que resta.

O Amor é por vezes incompreensível e pode levar um pai e um filho a lutar juntos até a última batalha. A falta de amor, desconfio, nem precisa dissertar sobre o fim que anuncia. O mundo inteiro sabe.

Leia o link de Samuel abaixo, seguindo os capítulos 9 em diante:

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1sm/9

 

Anúncios

Um comentário sobre “PAI E FILHO: ODIADO OU REDIMIDO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s