A AMIZADE FALHA

Resultado de imagem para discipulos no getsemani pintura

Paulo Zifum

A arte de ser um bom amigo envolve sensibilidade de notar detalhes, palavras, gestos que são verdadeiros pedidos de socorro.

Jesus sabia fazer amigos e também mantê-los. Alguns chegaram a ele, outros ele convidou para o círculo. Ele tinha 12 amigos e amou a cada um deles. Contam os Evangelhos que nos últimos dias, Jesus ficou muito depressivo porque a conspiração contra ele havia fechado todos os acordos com a “hora e o poder das trevas” (Lc.22.53). Nesse momento ele chama Pedro, Tiago e João para ficarem com ele. Nunca o mestre havia pedido “por favor, fiquem comigo, estou muito angustiado até a morte”.

Era madrugada e narrativa diz que eles dormiram enquanto Jesus desabafava. O Senhor estava tão abalado que, os acorda e pede que lhe façam companhia. Insiste devido à solidão que sentia. Mas, eles voltam a dormir e o deixam falando sozinho.

Somos assim, não é?

Sonolentos, ouvimos nossos amigos contarem seus problemas num fim de semana, mas durante a semana somos incapazes de mudar nossa rotina para verificar como anda o amigo. Continuamos o futebol, a academia e outras tarefas que podem esperar. Aí, nos encontramos no outro fim de semana e nem lembramos ou, se perguntamos, minimizamos o problema pelo tom de voz ou falta de olhar nos olhos.

Eu acho que devíamos ler os sinais. Aparecer no dia seguinte com uma pizza, ligar e “permanecer acordados”. Devíamos oferecer atenção e esforço adequado, mas, parafraseando o que Jesus disse naquela mesma noite: “o espirito da amizade está pronto, mas a carne é fraca”.

Os amigos de Jesus o deixaram no momento em que ele mais precisou. A amizade falha. Espere por isso. Seus amigos podem dormir, ausentar, trocar você por um lazer, por uma hora extra ou apenas por falta de entender seu pedido simples de “fica comigo”.  Você falha e eles também.

Fica o alerta: Quando um amigo te chamar para conversar, mesmo que esteja disfarçando que está tudo bem… vigie porque pode ser…

Anúncios

Um comentário sobre “A AMIZADE FALHA

  1. O cinema norte-americano, por meio do filme O Exterminador do Futuro 2, conta a história da luta dos homens contra as máquinas. O mais interessante nesse episódio não são os efeitos especiais inovadores para a época, nem a atuação brilhante dos atores envolvidos na trama, são as últimas frases lançadas ao final pela personagem principal SARAH CONNOR:
    “UM FUTURO INCERTO SE APROXIMA. MAS PELA PRIMEIRA VEZ O VEJO COM ESPERANÇA, POIS SE UMA MÁQUINA PODE APRENDER O VALOR DE UMA VIDA, NOS TAMBÉM PODEMOS.”
    Acredito que aprenderemos a amar uns aos outros como o próprio Jesus nos ensinou. Assim, seremos capazes de nos fazermos presentes quando o nosso próximo mais precisar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s