TESTE ELIMINATÓRIO Lição 1

Image result for joshua personality bible

Paulo Zifum

Assim como na vida ocorre na Bíblia. Somos testados e avaliados todos os dias, sendo que algumas fases não eliminam o candidato. Um rapaz pode passar na fase inicial e marcar uma visita na casa dos pais da moça, mas eu comportamento no jantar pode ser decisivo. A Bíblia nos conta desde o Éden, Caim,  a esposa de Ló, Esaú, Saul e outros que, um teste pode ser eliminatório.

A história dos 12 espias no livro de Números 12-14 é para todos os homens um curso preparatório para os testes importantes da vida:

LIÇÃO 1: Procure entender o significado da tarefa

Por que Deus enviou a espiar a terra? Por que precisava de uma opinião humana?

A tarefa era simples e o relatório deveria ser verdadeiro. E foram fiéis ao descreverem a riqueza e beleza de Canaã afirmando que Deus sabia escolher lugares bons. Entretanto, o dossiê não poderia omitir que o lugar estava fortemente protegido militarmente.

Infelizmente 10 espiões, homens treinados e proeminentes, não pensaram na tarefa com uma função espiritual. De maneira tola, acharam que o relatório era uma prudência de Moisés, ou seja, se fosse perigoso, Israel seguiria com um plano B. Formaram o G10 e não apenas entregaram o relatório, mas o interpretaram como diretriz. Nada poderia ser mais equivocado.

Apenas 2 espiões compreenderam que a tarefa era um protocolo do modo de Deus operar, exigindo do povo a participação de fé. Eles haviam assinado o documento completo, tanto das vantagens como dos perigos. Porém, a interpretação deles quanto à tarefa foi: Deus não está em julgamento. Ele não nos enviou para receber de nós validação alguma.

*aplicação: As tarefas de mãe, pai, irmão, esposo, esposa, como parentes uns dos outros, na área profissional, sejam definitivas ou circunstanciais, devem ser consideradas por seu valor transcendente. 

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/nm/14

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s