TESTE ELIMINATÓRIO Lição 2

Image result for joshua personality bible

Paulo Zifum

Depois de entregarem o relatório, 10 espiões achavam que a opinião deles era decisiva. E qual era a conclusão que chegaram? Que era responsabilidade deles avisar ao povo que, mais uma vez, Moisés os estava guiando numa rota suicida. Achavam que a função deles como espias estava plenamente cumprida dando ênfase ao perigo e alertando ser inviável a incursão na “terra prometida”. Talvez não perceberam o constrangimento causavam aos antepassados desde Abrãao (Gn.24). E como ficariam os ossos de José e sua profecia (Gn.50.24-26)?

Bem, quando pessoas incumbidas de tarefas nobres não conseguem ver “nada além de lenha para fogueira” (Tolstoi), os liderados tem pouca chance de conhecer uma vida elevada. Se os políticos não transcendem, se tornarão um grande combustível para ditaduras econômicas. Se educadores se tornarem humanistas que negam a origem em Deus, nunca poderão o grande sentido da tarefa de educar. O reducionismo é enquadrado com os 10 espiões.

LIÇÃO 2: A tarefa exige fé orientada em Deus 

Josué e Calebe. Esses eram os caras que escreveram seus nomes na história. Os outros 10 foram eliminados porque foram estritamente materialistas. As tarefas exigem fé em Deus e esses dois homens colocaram a confiança naquele que havia mostrado a eles que a vida mais do que roupas ou alimento. Haviam sido convencidos que o vencer não estava relacionado a quantidade de força militar em sim em Deus, o criador e juiz de toda a terra. Ele era dono de tudo e poderia dar o que prometeu.

*aplicação: quando uma tarefa lhe for confiada e sua vocação for apontada para o bem coletivo, não a reduza como algo que depende de sua capacidade. Considere que nossa vida é uma participação no plano divino. Caso não saiba qual seja o plano, consulte a Bíblia. 

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/nm/14

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s