JURAMENTO DO CRENTE

Image result for juramento

Paulo Zifum

“seja teu sim, sim” Mt. 5.37

Josué foi enganado pelos gibeonitas de um modo que chega a ser cômico. Clique no link abaixo e confira:

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/js/9

O que aconteceu depois disso foi que o acordo que Josué fez com Gibeom o obrigou a defendê-los em guerra. Josué sabia que uma aliança feita pelo povo de Deus era como se o próprio Deus a tivesse feito e precisava ser honrada.

Muitos anos depois, o rei Saul quebrou o juramento e matou os gibeonitas (1Sm.21.1) e isso desagradou a Deus. Mesmo passados 400 anos aquele compromisso não caiu no esquecimento.

Outro caso e ainda mais alarmante foi descrito pelo profeta Ezequiel. O rei dos judeus havia prometido servir ao rei da Babilonia com uma “aliança feita com o aperto de mão”. Porém, por uma conveniência decidiu quebrar a promessa (Ez.17.18). Deus ficou irado com essa falta de honra. Mesmo sendo uma condição ruim para Israel, a honra do nome de Deus deveria estar acima do bem-estar.

Há um agravante quando o compromisso é feito por um cristão. Negócios, promessas de noivado, casamento e alianças feitas pelos filhos de Deus invocam o nome de Deus.

Coisas muito ruins (como a fome de três anos nos tempos de Davi) podem ser causadas pela quebra de compromissos. Os cristãos podem transtornar suas famílias e igrejas com suas fraquezas.

Já pensou se Josué dissesse: “mentiram pra nós, agora que se virem, não vamos socorrer”? Deus seria desonrado e depois Israel seria punido. Mas ainda bem que Josué era um homem que “jura com dano próprio e não se retrata” (Sl.115.1,4)!

Os cristãos continuam sendo o povo da aliança, da nova aliança que é ainda mais estreita segundo o Sermão do Monte. E o Senhor Jesus Cristo continua sendo o Deus de Israel que vindica a honra de seu santo nome.

É um alerta e tanto!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s