OUVIR O OUTRO LADO

Image result for vitrola

Paulo Zifum

Ainda bem que pessoas sensatas decidem conversar e procuram esclarecer os fatos. Mas, quem se firma com rompantes comete erros. A interpretação de imagens, frases e notícias podem configurar uma guerra. Por isso, é sábio conversar com a pessoa envolvida e praticar a humildade de ouvir a ponto de vista do outro.

Josué 22 conta que quase estourou uma guerra civil porque alguém fez o que jornalistas tendenciosos e sensacionalistas fazem:

Quando chegaram a Gelilote, perto do Jordão, em Canaã, as tribos de Rúben, de Gade e a metade da tribo de Manassés construíram um imponente altar ali, junto ao Jordão. E, quando os outros israelitas souberam que eles tinham construído o altar na fronteira de Canaã, em Gelilote, perto do Jordão, no lado israelita, toda a comunidade de Israel reuniu-se em Siló para guerrear contra eles.” (Js.22.10-12)

 
Imaginem como a notícia chegou: “Rebelião: Nova Religião inaugura culto exclusivo”. Os ânimos ficaram exaltados e o zelo sem informação foi ativado. Ora, nosso zelo pode ser mais um preconceito que cuidado legítimo. Barreiras são criadas e amizades desfeitas por causa de uma interpretação sem dados.

Ainda bem que alguém, algum abençoado sugeriu enviar uma comitiva até Gelilote para apurar os fatos. E olha que, chegando lá, a comitiva mandou um sermão dando por certa a notícia de rebelião. Porém logo depois perceberam que foi um alarme falso. Todos estavam na mesma sintonia de fidelidade a Deus.

Depois que “construíram um imponente altar” (Js.22.10) e viram toda a confusão, acredito que Rubem, Gade e Manassés aprenderam uma lição importante:  movimentos novos podem parecer arrogantes e concorrentes. Não tinham a intenção de concorrer com as tradições sagradas, mas a aparência dava margem.

Muita gente bem intencionada evitaria confusão se consultasse o grupo. Muita gente evitaria briga se apenas ouvisse o outro lado. Tanto no ato de consultar antes de fazer quanto no ato de esclarecer vemos a ação de livramento do amor de Deus.

Deus nos ajude a escaparmos de brigas tolas e insanas. Embora a profecia diga que “o amor de muitos de esfriará” (Mt. 24.12), estejamos entre os poucos que sabem ouvir o outro lado. E esse lado é bem melhor!

Anúncios

Um comentário sobre “OUVIR O OUTRO LADO

  1. Como me faz bem ler esses ensinamentos. Por meio deles, tenho me esforçado dia a dia para ser uma pessoa melhor. Melhor em casa, melhor no trabalho, melhor na Igreja, melhor em tudo. Tarefa difícil, mas esses textos têm contribuído para o aperfeiçoamento dos meus relacionamentos. Hoje, aprendi que devo ouvir o outro lado sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s