OCULTAÇÃO DE EVIDÊNCIAS

Sem título

Paulo Zifum

Ensinar a Teoria da Evolução nas escolas como única teoria é, no mínimo, desonesto. As lacunas (falhas) dessa teoria são preenchidas com fé, posto que muitas afirmações não podem ser provadas empiricamente (é essa é uma exigência da ciência). Quando não se pode provar, é comum dar um “salto” por meio da crença.. Nenhum cientista faz pesquisa isento de crenças e nenhum fato científico é interpretado isento de pressupostos.

Se um professor de biologia ensina a teoria das espécies como ciência, precisa admitir que, essa é uma das explicações para a origem da vida. A outra explicação é a do Design Inteligente. Essa possibilidade tem sido rejeitada por estar ligada ao criacionismo. Mas, qual a razão do preconceito se as duas teorias falam de fé? Ambas olham para o passado e dizem “supomos que foi assim”. As duas teorias apresentam evidências e também limitações.

Negar o discurso lógico de que houve planejamento na criação do universo, não parece sensato. Tentar provar que a vida é obra do acaso e que não existe um Design Inteligente por trás da natureza complexa, é um trabalho que exige um tipo de irracionalismo, enorme habilidade de encobrir pistas e ótima oratória para confundir provas. É um trabalho sujo.

Eu sou criacionista, mas admito e apoio que se ensine a teoria da evolução, mesmo que a macroevolução seja algo apenas imaginado por milhões de anos. Darwin era um pesquisador sério que revolucionou o estudo da biologia. Não é correto negar isso.

Porém, os evolucionistas não admitem, de jeito algum, as falhas da teoria da evolução, e atacam de modo irracional a proposta de Michael Behe em sua teoria da Complexidade Irredutível. Não aceitam críticas nem diálogo porque acham que os biólogos que defendem o Design Inteligente são religiosos. Ora, religioso é aquele que se utiliza de crenças para apoiar sua busca por respostas. A Teoria da Evolução está repleta de saltos inexplicáveis, que exigem fé dos jovens alunos. Parte é pesquisa provada em laboratório, parte é crença de “milhões de anos”.

Deus ajude nossos professores de biologia a redimirem essa tão prestigiosa profissão que, em nossos dias, tem demonstrado um apego reducionista.

Anúncios

Um comentário sobre “OCULTAÇÃO DE EVIDÊNCIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s