MEU CORAÇÃO É ONDE MORO

Sem título

Paulo Zifum

O coração é um lugar. -Você mora no meu coração!

É uma frase bonita, mas a verdade é que moramos mesmo em nosso próprio coração. Embora pessoas nos ofereçam espaço generoso e aconchegante em suas vidas, o estado de nosso coração é que vai determinar nosso bem-estar. Uma pessoa pode ser amada e, mesmo assim, sofrer com conflitos angustiantes. É possível ser rico de bens e saúde e, ainda assim, sofrer de ansiedade. São inúmeros os casos de pessoas de boa família, cercadas de afeto, mas sofrem com um coração magoado.

A metáfora é curiosa. Um lugar para ser agradável precisa ser arejado, aconchegante, e equipado com as coisas básicas para se viver. Deve ser seguro (paredes, teto, janelas e portas). Deve ter alimento que satisfaça. Deve ter sossego.

Algumas pessoas vivem em meio à grandes problemas ao redor, entretanto, parece que estão em paz. Enquanto ao redor o cenário é um horror de pós-guerra, o coração pode estar na shalom de Deus. É o que o apóstolo Paulo chamou de “paz que excede todo entendimento” (Fp.4.7). É um fenômeno experimentado por crianças e adultos, seja por ignorância da realidade ou por confiança na providência divina.

Como está seu coraçãozinho?

Às vezes é preciso encarar que, os desconfortos de nossa vida não são causados pelas pessoas ou circunstâncias, como o behaviorismo explica. Lá dentro, é que as coisas estão bagunçadas, entulhadas e apertadas. O coração pode ser “mobiliado” de modo exagerado ou pode estar vazio. Pode ser um lugar com muita informação intelectual mas pouco calor afetivo.

Onde você mora? Em uma casa ampla, apartamento ou em uma tenda?

O coração pode ser como um chalé sem vedação para o inverno rigoroso. O frio de fora entra com facilidade. Pode ser uma casa sem ventilação, que causa desânimo de tão abafada. Muitas pessoas não sabem proteger-se do gelo de comentários e notícias. Outros, tensos,  potencializam calor das pressões externas. Por isso o sábio diz: “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv.4.23)

Acredite! O lugar mais descuidado da humanidade é esse! O lugar mais ignorado tem sido o sítio do coração! Quem dera o principal problema do mundo pudesse ser resolvido por uma escola, por uma prefeitura, pela ação de um governo ou um remédio. Mas, não há nada suficiente ao redor para um coração triste.

E para remover a tristeza, você sabe o bota-fora que deve fazer, mas fica adiando. Sabe que deve dar uma faxina ou uma pintada nesse pobre coração, mas vai empurrando a reforma. Não sabe por onde começar? Não sabe como perdoar e nem pedir perdão? O coração está quase desabando em sua cabeça e você tem perdido a fé no conserto?

A resposta encontra-se em dois convites cordiais feito por Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Mt.11:28,29 -Ap.3.20).

Se Jesus entrar em seu coração para ficar, tenha certeza, as coisas vão mudar. Não há lugar onde Ele entre que o mal não saia. Agora, sem Ele, todas as nossas terapias são ineficazes. Sem a Palavra de Deus não há sucesso para tratar o coração, porque só a explicação da Bíblia é capaz de acertar “o ponto” certo que corrige o sofrer do coração (Hb.4.12).

Ouça a doce voz que diz: “filho meu, dá-me o teu coração” (Pv.23.26). Deixe que Deus decida, pois só ele pode arrumar, consertar, restaurar, limpar ou dar um novo coração (Ez.36.26). Ele pode tornar seu coração um bom lugar para se viver.

Nossos corações precisam que o supremo Design de Interiores entre e o transforme!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s