QUERER DALILA

Related image

Paulo Zifum

como dizes que amas se não está comigo o teu coração?” (Jz.16.15)

A história de Sansão é um drama que explica a trama da vida. Um homem com um dom extraordinário se afeiçoa a uma mulher que se torna um verdadeiro laço. Dalila não amou nem assumiu compromisso com Sansão, apenas achou interessante ficar com ele. E é sempre assim, pessoas são agenciadas para capturar vida preciosa e descuidada. Dalila desempenhou a tarefa de modo muito teatral e fisgou Sansão com o apelo “como dizes que amas se não está comigo o teu coração?”. O pobre nem desconfiou que quem pede muitas provas sem dar nenhuma se faz suspeito.

Esse drama serve para alertar o cristão. É difícil viver no mundo sem afeiçoar-se com a beleza do caminho. A tentação de ser um pouco indulgente consigo mesmo e se dar ao luxo de “deitar-se com Dalila” é real todos os dias. O acesso aos prazeres, do entretenimento até uma carreira vaidosa, podem configurar laços.

Sansão caiu por excesso de segurança, porque seu coração, como de todos nós, é cheio de desejos reprimidos. Ele era um nazireu* e tinha uma vida regrada, era um homem consagrado pelos pais, mas, talvez, não quisesse ser tão separado.

Assim o cristão, que, embora decidido, ensinado, separado pelo batismo por confissões externas, se veja tentado a abrir mão de alguns valores. Ao entrar na contra-mão da cultura, verá que o mundo ainda exerce forte influência. E todos que ignoram esse perigo acabam cedendo como o Rei Salomão que caiu numa cegueira total de imoralidade e rituais de idolatria (1Rs.11.3).

Bem, estamos avisados, pois já foi dito que “tudo ocorreu como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” (2Co.10.11). “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia”. (1Co.10.7b e 12).

Querer Dalila, queremos, mas, com a ajuda de Deus, fugiremos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s