IMAGO DEI

Image result for IMAGO DEI fIDES REFORMATA

Paulo Zifum

O cachorro de meu vizinho tinha o costume de fazer festa comigo. Ele corria em círculos e pulava em mim. Mas, dessa vez, veio cabisbaixo. Perguntei o que houve e meu vizinho, ocupado em casa, disse de longe, que o cãozinho estava doente. Fiquei ali, sozinho acariciando meu amiguinho. Fiz por ele um abreve oração pedindo a Deus por sua melhora e fui embora.

Tenho desejado que quando a criação estiver diante de mim, ela sinta que está diante de um reflexo de seu próprio Criador. Depois que compreendi a doutrina da Imago Dei, passei a viver de maneira mais consciente daquilo que eu represento. Ser “imagem e semelhança de Deus” é um privilégio ímpar.

Ser um correspondente de Deus no mundo é maravilhoso! Representa-lo em cada lugar, cada conversa, em cada ação, depois da Queda, é algo realmente empolgante, e, frequentemente frustrante também. Saio de algumas atuações totalmente derrotado, por não conseguir refletir. Por vezes, me veja embaçado, opaco, sem graça para mostrar “as virtudes daquele que me chamou das trevas”.

Mas, apesar das tentativas frustradas, estou em pé, cônscio de minha identidade. Não sou apenas uma estrutura complexa de oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Essa estrutura é um templo sagrado dentro do qual habita meu espírito, soprado por Ele. E, se não bastasse, Ele mesmo veio habitar nesse pequeno templo, batizando-o com a presença de seu Espírito.

Sou dEle a obra prima! E uma obra glorifica seu autor. Esse é o plano magno manifesto em Jesus Cristo: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, finalizando a obra que me entregaste para realizar.” (Jo.17.3-4).

E qual seria essa obra? Restaurar a humanidade a ser imagem e semelhança novamente. E Jesus Cristo é o humano perfeito, superior a Adão. E a obra que Cristo fez na Cruz não levou a humanidade apenas de volta ao original do Éden, ela o levou além, pois trouxe o batismo com Espirito Santo, pois diz “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas” (At.1.8).

Em Jesus, ocorreu o restauro de “todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2Co.3.18). Pois diz que “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio.” (2Co.5.17 e 20).

Ser humano é refletir a Imago Dei, de modo que estar com o humano, deveria ser estar com seu Criador. Essa tem sido a “ardente expectativa da criação” que “aguarda a revelação dos filhos de Deus” (Rm.8.19).

Espero que aquele cãozinho tenha sentido esse amor, e, que o sinta muito mais as pessoas que comigo estiverem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s