MENSAGEM DE CASAMENTO

Resultado de imagem para married with desabilities

Paulo Zifum

FOTO: Hannah (23), foi levada para o altar por seu pai Paul,  e seu noivo Stuart (25) a toma com ternura da cadeira de rodas.

Quando um casal sobe ao altar, ali, deve escutar uma breve e poderosa mensagem sobre o amor de Deus. Essa tarefa cabe ao ministro cristão, que, antes de ser um celebrante, é um pregador dos desígnios de Deus.

E qual é o propósito do casamento? O propósito é claro: “espelhar” a beleza e virtude do Criador e “espalhar” a imagem de Deus pelo mundo conforme Gênesis 1.27-28 (“espelhar” e “espalhar” expressões do Dr. Davi Merkh – professor do SBPV e pastor batista).

A amizade conjugal (unidade na diversidade) mostra o caráter bondoso do Criador quando há cuidado mútuo e vida harmoniosa. A glória de Deus é vista num casal que se ama.

Mas a mensagem do casamento não pode ser gasta, toda ela, em torno do ideal da amizade conjugal como um fim em si. Quando o casamento foi criado por Deus, havia um propósito maior que foi descoberto em Efésios,  capítulo 5,  dos versos 22 ao 32: compor uma significativa alegoria de Cristo e a Igreja dentro do plano redentor da humanidade.

Após a Queda, o casamento tornou-se cheio de “enfermidades” que envolvem desrespeitos, disputas e diversas ofensas por causa do pecado e das limitações, por causa dos medos e da dureza de coração. E nesse contexto, surgem duas vivas mensagens: quando um marido ama sua esposa e se entrega por ela, entende-se com clareza que Cristo pode redimir, ainda que haja uma forte presença do pecado! E quando uma esposa é submissa ao marido e se entrega a ele, evidencia-se que a Igreja compreende que deve ser fiel num mundo infiel.

Mesmo após a entrada do pecado do mundo, a amizade conjugal continua revelando compaixão e misericórdia dentro de um contexto de fracasso e fraqueza. Isso é maravilhoso! Diante das falhas do cônjuge, o amor se mostra tão necessário!

O ministro pode até  pregar uma mensagem criativa e descontraída, mas não deve omitir o fato de que o mundo criado revela Deus. A natureza desvenda o caráter do Criador e, no caso específico do casamento, revela um mistério oculto desde o princípio: o Evangelho e a Salvação na relação marido-esposa-Cristo-Igreja .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s