MENINA EXTRAORDINÁRIA

Resultado de imagem para miria e nmoises

Paulo Zifum

Há um relato na Bíblia que lança luz sobre uma menina chamada Miriã. Nos primeiros capítulos do livro de Êxodo essa menina faz algo aparentemente simples. Ela toma algumas decisões que somente pessoas especiais tomariam. A maioria paralisa diante de perigos e sentenças da vida, mas Miriã era filha de Joquebede. E como sua mãe era extraordinária, a menina mostrou o tino dessa herança: fazer algo incomum.

O texto não diz que a mãe ordenou nada. Ela fez o que fez por estar atenta, por buscar seu lugar na história, por amar seu irmãozinho, por acreditar em milagres. Então, a luz da narrativa volta-se para a atitude:

Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo,
e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses. Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo. A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.
A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo. Ao abri-lo viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: “Este menino é dos hebreus”. Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? ” (Ex.2.1-7)

O texto diz que “ficou observando de longe”. Imaginamos o batimento cardíaco dela. Ela não estava apenas curiosa. Pessoas curiosas que gostam de assistir os eventos, normalmente não entram nele. Ela estava ali com propósito.

O texto continua dizendo que “aproximou-se e perguntou”. Esse era o momento! Essa era a hora em que algo extraordinário acontece e Miriã estava lá para participar. E qual menina teria essa coragem? Quem teria essa sabedoria que ele teve? Miriã é usada por Deus para devolver o irmão para os braços de sua mãe.

Faraó manda matar todos os meninos hebreus. O que ele não esperava é que sua própria filha iria criar o menino hebreu que iria destronar o poder do Egito. O menino passou a ser chamado Moisés (nome egípcio) e foi criado no palácio pela própria mãe biológica Joquebede. Deus age com requinte, criando uma bela história redentora, dando esperança para Israel e chance de redenção ao Egito.

Miriã estava lá!

Essa é a vontade de Deus para todos nós. Em tempos de escuridão e dor, em momentos onde tudo parece estar perdido, as pessoas que acreditam, insistem. E quando vem a hora, sabem o que fazer e dizer, porque se veem como solução e não apenas como um fragmento do problema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s